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Com chegada do smart speaker, Google acirra disputa no mercado de assistência
Os varejistas estarão entre os principais parceiros do Google para a disputa do mercado de assistência nesta Black Friday e no Natal. Serão eles que irão ajudar a esclarecer o consumidor sobre as vantagens de ter uma casa conectada com a marca. Vantagem que se concretiza com a chegada da caixa de som inteligente (ou smart speaker) Google Nest Mini no Brasil a partir desta terça-feira, 12.
O escritório brasileiro da companhia apresentou nesta segunda-feira, 11, o aparelho que foi lançado em outubro no evento “Made by Google”, em Nova York. Antes ele estava apenas disponível nos EUA. O Brasil, com isso, é o segundo país a contar com o produto, o que demonstra a confiança da gigante de tecnologia no potencial do mercado brasileiro. Por aqui, ele tem o custo de R$ 349,00 e tem dois modelos de cores (carvão e giz).
O Nest Mini tem tamanho compacto (menos de 10 cm de diâmetro e pesa 200 gramas), mas tem som aprimorado, uma qualidade importante já que muitos consumidores utilizam esses aparelhos para escutar música. Essa, porém, é apenas uma das aplicações desse tipo de equipamento. Os players sabem que a disputa se dará muito pelas possibilidades de aplicações no dia a dia do consumidor e pela variedade de conteúdo que o ecossistema de voz trará para a vida das pessoas.
O número de ações disponíveis para o ecossistema de voz do Google cresceu quatro vezes no último ano, afirma Walkiria Saad, country lead de parcerias para o Google Assistente no Brasil. Ela explica que um tipo de ação que tem sido bastante desenvolvido é o voltado para famílias, como as criadas com a Galinha Pintadinha (com jogos e conversas com os personagens), mas as possibilidades são inúmeras.
Há dois modelos de parcerias para ações no Google: os verticais (em que a companhia de tecnologia cria projetos e envolve parceiros, como "ouvir notícias" e "conte uma história") e as feitas no formato Action on Google, em que são outras empresas que desenvolvem aplicações, caso da Galinha Pintadinha e da Colgate, que fez o Colgate Kids.
Experiências de casa conectada
Por isso, as experimentações serão vitais para a disputa da preferência do brasileiro nos grandes momentos de compra que se avizinham, que são a Black Friday e o Natal. Maia Mau, head de marketing de hardware do Google, contou durante a apresentação que o Shopping Higienópolis, em São Paulo, terá um ambiente totalmente preparado para mostrar ao consumidor o que é uma casa conectada com produtos ligados via Google Assistente.
Quem visitar o espaço, além de compreender como é uma casa conectada com um assistente de voz, terá direito a um cupom de desconto de 10% na compra do smart speaker. O ambiente estará aberto até meados de dezembro.
Parcerias
Em abril, o Google montou uma casa em São Paulo para apresentar uma série de equipamentos integrados ao Google Assistente. Foi quando chegou ao mercado brasileiro o primeiro smart speaker, da JBL, com o Assistente falando português - o sistema de voz na língua está nos celulares brasileiros desde 2017 (leia mais aqui). Em outubro, chegou ao Brasil o Alexa, serviço de voz da Amazon (aqui).
Agora, com a entrada de um device próprio (cujo nome remete ao Nest, empresa de automação residencial adquirida pelo Google em 2014) pode-se dizer que um novo capítulo se abre para a companhia nesse segmento. Atualmente, há mais de uma centena de dispositivos inteligentes de diferentes marcas (como Positivo, TCL, LG e Sony) que fazem parte do ecossistema do Google Assistente.
Com o Nest Mini, o usuário pode ativar rotinas criadas no Google Assistente e integrá-las à casa conectada. Isso quer dizer que o já tinha virado hábito via celular (início do dia com informações e notícias, dados sobre o clima e o trânsito, compromissos da agenda, listas de compras) pode ser facilmente acessado pela casa.
Com outros recursos do Google, quem tiver o smart speaker pode ter facilidade para ver suas séries favoritas pela TV (usando Chromecast) ou até fazer ligações para seus contatos (via Google Duo). O aplicativo Google Home permite utilizar essas e outras aplicações.
“Desde a ação da casa conectada, em abril, o que mais brilhou para mim foi a quantidade de parceiros que surgiram”, conta Vinícius Dib, head de parcerias de devices do Google. Para a disputa do mercado, ele aposta na fortaleza que é o Google Assistente. “São anos de histórias de search e busca que nos permitem dar respostas mais acuradas para o usuário. E também apostamos nos parceiros varejistas”, completa.
Maia revela que não há de imediato uma campanha para divulgar o Nest Mini, mas confirma a confiança nas respostas que virão do canal de varejo. “Apostamos bastante em outras formas de comunicação. Vamos oferecer modos de experimentação para que o ecossistema seja compreendido. Temos vídeos para o PDV mostrando como usar o produto”, detalha.
Segundo ela, havia um grande número de varejistas sem muitas informações sobre o tema. O Google vem trabalhando com essas empresas. Serão oferecidas várias mini experiências para o consumidor. Para Black Friday, porém, a companhia preferiu fazer segredo. A estratégia será revelada nos próximos dias.
O mercado global de smart speakers atingiu US$ 7,9 bilhões em 2018. A expectativa é que ele movimente US$ 31,7 bilhões em 2023. O Google informa ainda que no mundo serão 327 milhões de residências conectadas até 2021. E, na média, cada um desses lares terá 5,5 aparelhos conectados no próximo ano.
Lena Castellón