arrow_backVoltar

I Want to See Me

Representatividade nos personagens trará público + diverso aos cinemas

24.09.20

Os estúdios de Hollywood precisam mostrar mais diversidade nos personagens se quiserem atrair um público diverso aos cinemas, de acordo com estudo divulgado pela Movio e pelo Geena Davis Institute on Gender in Media.

O relatório, intitulado "I Want to See Me: Why Diverse On-Screen Representation Drives Cinema Audiences", analisou filmes e dados demográficos da audiência para os 100 principais longas lançados nos EUA em 2018 e 2019.

Segundo o levantamento, a representação diversificada entre os atores de um filme afeta o consumidor que paga para assisti-lo nos cinemas. Quando grupos raciais e de gênero veem pessoas que se parecem com elas mesmas em um longa, a audiência entre esse público aumenta.

"A relação (representatividade x audiência) parece ser mais forte para grupos de raça/etnia do que para cortes de idade ou gênero, em que uma porcentagem maior de personagens de uma determinada raça/etnia na tela resulta em uma participação maior de espectadores da mesma raça/etnia no público", informa o relatório.

Entre os dados levantados, o estudo constatou que apenas 30% dos papéis principais são interpretados por mulheres - um incremento de somente 7% em 10 anos. Além disso, vários filmes têm 100% de seus personagens brancos, e uma maioria conta com mais de 50% de personagens brancos. Para as demais raças/grupos étnicos, muitos dos títulos trazem menos de 25% de representação na tela.

O relatório também descobriu que filmes voltados para crianças têm lideranças masculinas e femininas igualmente divididas em termos de representatividade, mas são menos equilibrados na representação racial/étnica. A maioria dos longas infantis tem 50% ou mais de personagens brancos e apenas seis títulos possuem mais de 18% de personagens latinos (grupo que representa 18,4% da população dos EUA).

Confira o estudo na íntegra, aqui.

I Want to See Me

/