arrow_backVoltar

Indicador de varejo Mastercard

E-commerce cresce, apesar da crise

06.02.17

comércio eletrônico brasileiro cresceu 17% em dezembro, comparado ao mesmo período do ano anterior. O e-commerce registrou aumento nas vendas pelo sexto mês consecutivo.

No quarto trimestre de 2016, o canal cresceu 17,8% sobre o mesmo período do ano anterior, acima dos 8% do terceiro trimestre.

Os dados são do Mastercard SpendingPulse, relatório mensal que é um indicador macroeconômico sobre gastos no varejo nacional e desempenho do consumo.

Apesar do crescimento do volume de comercialização pela internet, em dezembro, as vendas totais de varejo caíram 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado, com vendas totais ao longo do quarto trimestre em queda de 4,6% comparadas aos mesmos meses em 2015. As vendas do ano caíram 4,5% na comparação com 2015.

Cinco setores superaram as vendas totais: vestuário, materiais de construção, bens pessoais, artigos domésticos e móveis e eletrônicos.

Enquanto isso, artigos farmacêuticos, supermercados e combustíveis ficaram atrás das vendas totais de varejo.

Em termos de desempenho dos setores no e-commerce, eletrônicos, móveis e vestuário tiveram desempenho positivo, enquanto artigos farmacêuticos, hobby e livrarias tiveram crescimento abaixo.

 

Indicador de varejo Mastercard

/