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Investimentos em publicidade

Warc: crescimento de 12,6% em 2021 e de 8,2% em 2022

13.07.21

À medida que o mercado publicitário global se recupera da desaceleração provocada pela Covid-19 no ano passado, os investimentos em publicidade deverão registrar um crescimento de 12,6% globalmente este ano, chegando a US$ 665 bilhões. Trata-se de um aumento em relação ao incremento de 6,7% inicialmente projetado, segundo a empresa de serviços de inteligência Warc (leia aqui).

Além disso, um crescimento adicional de 8,2% está previsto para 2022, quando o mercado publicitário global movimentará mais de US$ 700 bilhões.

Uma nova pesquisa trimestral realizada pela Warc em 100 mercados descobriu que os investimentos em publicidade no segundo trimestre de 2021 aumentaram 23,6%, para um total de US$ 157,6 bilhões - maior aumento no período, em mais de uma década.

O crescimento no segundo trimestre foi impulsionado principalmente pelos formatos online, que coletivamente viram os investimentos aumentarem 31,2% em relação ao ano anterior. A mídia off line - principalmente a TV linear (+11,5%) - também registrou bons resultados.

O aumento no segundo trimestre seguiu-se ao crescimento de 12,5% nos primeiros três meses do ano.  Consequentemente, o investimento publicitário global foi 17,8% maior durante o semestre, em comparação com o mesmo período de 2020, tendo movimentado US$ 311,5 bilhões nos seis primeiros meses de 2021.

Em 2020, enquanto o investimento total em publicidade caiu 5,4% - aproximadamente metade da taxa inicialmente estimada - o aporte em mídia off line, mídia impressa, rádio, TV e cinema teve queda de US$ 63 bilhões, equivalendo à pior retração do setor em 40 anos. Os investimentos online, no entanto, aumentaram 9,4% (US$ 29,2 bilhões) no ano passado, impulsionados pelo comércio eletrônico (+27,4%), mídia social (+18,3%) e vídeo online (+15,9%).

Em 2021, os formatos online também estão liderando o crescimento e a previsão é a de que registrem aumento em 2022.

"Todas as mídias devem crescer este ano, com a maioria sustentando isso em 2022. No entanto, como foi visto antes, são as plataformas online que devem se beneficiar mais com a recuperação do mercado de publicidade", constata James McDonald, managing editor da Warc Data e autor do relatório.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

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