Lions Festivals 2016

Jae Goodman em bate-papo sobre Entertainment

18.06.16

Este ano, os organizadores do Cannes Lions estão introduzindo o Lions Entertainment, um novo "festival dentro do festival" que acontece durante dois dias, e compreende Entertainment Lions, categoria recém-rebatizada e anteriormente conhecida como Branded Content and Entertainment, e Music Lions, destacando o papel crítico da música no marketing e na publicidade.

Jae Goodman, chief creative officer e co-head da CAA Marketing, divisão da Creative Artists Agency, abocanhou o inaugural Grand Prix de Branded Content com "Back to the Start", criado para Chipotle, quando a categoria foi lançada em 2012.

Este ano, Goodman preside o júri de Entertainment Lions e concedeu um entrevista ao AdAge sobre a evolução da categoria e o que isso significa para o festival daqui para frente.

No bate-papo, ele conta, entre outras coisas, que a comunidade criativa percebeu que, em Branded Content and Entertainment, os GPs estavam refletindo excessivamente a indústria publicitária e não representando o entretenimento. Buscou-se, então, que os trabalhos inscritos carregassem o 'tipo de ideias' que encontramos no entretenimento e na cultura. Por isso, o Festival decidiu mudar o nome da categoria para Lions Entertainment.

Como nos últimos dois anos o júri decidiu não atribuir um GP à categoria, o AdAge perguntou a Goodman se ele considera que há uma crise de criatividade em Branded Content.

"Eu acho que houve crise de definição, e o que estava acontecendo era que anunciantes e agências inscreviam coisas em categorias de publicidade e de branded content e entretenimento e esperavam o melhor em todas", declarou.

Segundo ele, quando conversou com os jurados no passado, percebia que não é que eles não tinham considerado determinado trabalho ótimo e por isso não concederam um GP. O problema era que o case não havia se diferenciado o suficiente das outras categorias. Ou seja, para ganhar o Grand Prix, os jurados esperavam que o trabalho representasse verdadeiramente conteúdo de marca e entretenimento. Portanto, ele considera que "houve uma crise de definição, e é por isso que trabalharam tão duro para mudar o prêmio em direção ao "entretenimento"".

Leia a entrevista de Goodman ao AdAge na íntegra aqui.

Lions Festivals 2016