arrow_backVoltar

Marcas + Amadas do Brasil 2015

Os rankings de consumo e de luxo

06.05.15

A consultoria Officina Sophia realizou, a pedido do Centro de Inteligência Padrão (CIP), a pesquisa “Marcas Mais Amadas do Brasil 2015”.

Nesta edição do estudo, a empresa apresenta dois rankings: Marcas Mais Amadas de Consumo e Marcas Mais Amadas de Luxo.

Em um período em que as marcas buscam se diferenciar e estar cada vez mais presentes na mente dos consumidores, estar entre às mais amadas representa uma grande conquista para as empresas”, observa o idealizador da pesquisa e especialista internacional em relações de consumo e varejo, Roberto Meir.

O estudo considerou cinco dimensões das marcas para elaborar as listas: qualidade do produto; identidade aspiracional (o que a marca ajuda a pessoa a parecer ser, mesmo que ela não seja); humana (capacidade de humanização da marca); conexão emocional do indivíduo com a marca; e "feita para mim" (capacidade de personificação da marca para cada consumidor).

A consultoria considerou dois critérios essenciais para a realização desta análise: um número mínimo de 100 pessoas que deveriam conhecer a marca, e a magnitude do vínculo declarado de sentimentos positivos dos consumidores.

Foram realizadas 1.462 entrevistas entre as principais regiões do Brasil: São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro (capital), Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Floripa, Recife, Fortaleza e Salvador. A avaliação considerou as classes socioeconômicas A, B e C e entrevistou homens e mulheres, entre 18 e 59 anos.

Confira abaixo as primeiras colocadas nos 29 segmentos analisados no ranking das marcas de consumo mais amadas do Brasil em 2015:

ARTIGOS ESPORTIVOS
Nike
AUTOMÓVEIS
Toyota
BANCOS
Caixa Econômica Federal
BOLSAS
Arezzo
CALÇADOS FEMININOS
Vizzano
CELULARES
Apple
CERVEJAS
Stella Artois
COMPANHIAS AÉREAS
TAM
COSMÉTICOS
Natura
REDES DE ROUPAS
Forever 21
HIPERMERCADOS / SUPERMERCADOS
Walmart
JEANS
Levi’s
JOIAS
Vivara
MODA FEMININA
Hering
MODA MASCULINA
Oakley
NOTEBOOKS
Apple
OPERADORAS DE TELEFONIA FIXA
GVT
OPERADORAS DE TELEFONIA MÓVEL
Vivo / Telefônica
PERFUMES
O Boticário
PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
Nestlé
REFRIGERANTES
Guaraná Antarctica
RELÓGIOS MASCULINOS
Swatch
SEGUROS DE AUTOMÓVEIS
Porto Seguro
TV POR ASSINATURA
SKY
POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
Ipiranga
SANDÁLIAS / CHINELOS
Havaianas
BANDEIRA DE CARTÃO DE CRÉDITO
Visa
OPERADORAS DE BANDA LARGA
GVT
ELETRODOMÉSTICOS
Samsung

Abaixo, as primeiras colocadas nos nove segmentos analisados no ranking das marcas de luxo mais amadas do Brasil em 2015:

AUTOMÓVEIS
Ferrari
BOLSAS
Louis Vuitton
COSMÉTICOS
Dior
JEANS
John John
JOIAS
Cartier
MODA FEMININA
Gucci
MODA MASCULINA
Ralph Lauren
PERFUMES
Polo Ralph Lauren
RELÓGIOS MASCULINOS
Rolex

Marcas + Amadas do Brasil 2015

/