Match Made in Hell

Quando Satanás encontra o par ideal

04.12.20

Uma campanha do aplicativo de relacionamentos Match mostra com bom humor o que foi este ano. Criada pelo estúdio de conteúdo Maximum Effort, de Ryan Reynolds – que virou sócio do negócio em julho –, a ação apresenta Satanás, o próprio, encontrando o amor ideal na figura de... 2020.

A personificação do ano que jamais sairá de nossas memórias é uma mulher sorridente, simpática e que não se pareceria com a representação do que tem sido 2020. Mas, como se diz, o diabo está nos detalhes. Satanás conta, em um dos dois vídeos da campanha, que marcou no filtro para encontrar seu par os seguintes termos: diversão, felicidade e papel higiênico.

O primeiro filme da campanha “Match Made in Hell” mostra o coisa-ruim aborrecido no inferno 11 meses atrás. Mas, ao usar o app, ele vê que deu match com uma mulher. Eles se encontram em um cenário idílico: sob uma ponte. Ao som de "Love Story", de Taylor Swift, Satanás e Twenty-Twenty, como 2020 pede para ser chamada, vão construindo sua relação: fazem piquenique em um estádio fechado, correm numa esteira de uma academia com as atividades paralisadas, e se divertem em um banheiro roubando papel higiênico.

Os dois estão juntos, num banco, vendo uma ponte que está prestes a ser atingida por meteoros flamejantes quando Satanás diz: “só não quero que este ano termine”. A mensagem final do filme é “Faça de 2021 o seu ano”.

O segundo filme faz referência a um sucesso dos cinemas: “Harry & Sally – Feitos um para o outro” (“When Harry Met Sally”, no original). O título é “When Satan Met 2020”. O casal está sentado lado a lado contando como se deu a química entre eles.

O diabo conta que já saiu antes com outros anos, mas tinham sido relacionamentos "certinhos", caretas, às vezes com um pouco de sofrimento, sim, mas nenhum tinha sido daqueles de pegar fundo na alma. Por sua vez, 2020 afirma, sorridente, que gosta de ser lembrada. E faz menção a um suposto poema de Shakespeare (que na verdade é de Robert Frost, o que reforça que 2020 foi um ano que nos pregou peças, por assim dizer).

O casal tem perfis no aplicativo. No de Satanás estão informações como seu endereço (a cidade de Hell, de Michigan, que realmente existe), seu status – “atualmente separado (de Deus)” – e o que vem procurando (“alguém para a eternidade”). Já 2020 escreve que há quem a considere imprevisível. E acrescenta: “mal posso esperar pelo meu próximo passo”.

Em um comunicado, Reynolds comentou que Match é responsável por unir milhões de pessoas e isso mesmo num ano tão ruim quanto este. Vale dizer que as conexões do ator garantiram um ingrediente a mais na campanha. A canção usada é uma versão atualizada de Taylor Swift, que está regravando vários de seus hits, mas o álbum não está pronto. Segundo a Adweek, ela deu autorização para Reynolds utilizar “Love Story” na campanha do aplicativo.

O Match.com é uma das empresas do grupo Match. No portfólio da companhia estão ainda Tinder, OkCupid e Hinge.

Match Made in Hell