arrow_backVoltar

Dentsu AdSpend

Investimento em publicidade deve crescer 10,4% globalmente em 2021

21.07.21

Os investimentos em publicidade deverão registrar um aumento de 10,4% globalmente em 2021, chegando a US$ 634 bilhões, segundo o novo relatório Dentsu Ad Spend, documento semestral, que traz dados de 59 mercados. No Brasil, o crescimento deverá ser de 8,8%.

O relatório indica que países como Canadá, EUA, Austrália, Reino Unido e Índia estão prevendo taxas de crescimento particularmente altas em 2021 e é esperado que o crescimento exceda os níveis pré-pandêmicos em cinco dos treze principais mercados publicitários.

Segundo o Dentsu Ad Spend, o declínio dos investimentos em publicidade globalmente em 2020 devido à pandemia, provou ser "menos severo do que o previsto". O aumento de 4% nos investimentos em publicidade digital no ano passado deverá ter um incremento de 15,6% em 2021, chegando a US$ 311 bilhões - uma participação de 50% nos aportes globais com publicidade.

"Ninguém no mundo esperava por mudanças tão abruptas no comportamento do consumidor. A transformação digital foi acelerada e é fundamental compreender essa nova rotina e necessidades das pessoas assim como devemos entender os desafios das marcas", avalia Luísa Bernardes, chief media e data officer da Dentsu International.

O relatório também aponta que a maioria dos meios retornará ao crescimento em 2021, com exceção de mídia impressa, que deverá ter declínio de 4,4% em nível global. O cinema e as mídias externas deverão crescer 35,1% e 14,6%, respectivamente, com a flexibilização das restrições conforme a vacinação contra Covid-19 vai avançando. O rádio verá um incremento de 10,4%, impulsionado pelo áudio e TV digitais (7,1%).

De acordo com o Dentsu AdSpend, o Campeonato Europeu de Futebol da UEFA e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio continuam sendo eventos que garantem o crescimento nos investimentos em publicidade na TV, com um aumento de 7,1% em 2021, para US$ 188,4 bilhões.

Os investimentos dos governos em publicidade continuam como uma "área chave de crescimento", segundo o relatório, apoiando, por exemplo, campanhas sobre a vacinação contra a Covid-19. Também irão registrar incremento no aporte publicitário setores como os de viagens e transporte, com aumento de 8,7%, de mídia e entretenimento, de 8,9% e de automóveis, de 9,5%.

"O segredo para as marcas se destacarem é manter o radar sempre ligado, prestando atenção nas necessidades e urgências do seu público. A escuta é sempre o melhor caminho", argumenta Marcio Quartilho, Managing Director da iProspect Media Platforms & Technology EVP da Dentsu International.

Para 2022, a previsão é a de que os investimentos publicitários movimentem US$ 680 bilhões e cresçam a uma taxa de 7,2%.

Leia anterior sobre o relatório anterior Dentsu AdSpend, aqui.

A previsão do Warc é de crescimento de 12,6% globalmente dos investimentos em publicidade, leia aqui.

Dentsu AdSpend

/