arrow_backVoltar

Mein Choti Si Aik Ladki Hoon

Lifebuoy reescreve poema, por inclusão feminina

13.04.22

A marca Lifebuoy Shampoo e o Ministério da Educação Escolar da província de Punjab, no Paquistão, fizeram uma parceria com o objetivo de oferecer às meninas experiências e oportunidades escolares inclusivas. Atualmente, há apenas 7% de representação feminina no currículo escolar no local. A campanha "Mein Choti Si Aik Ladki Hoon" ("Eu sou uma garotinha") tem o objetivo de criar um movimento e inspirar a revisão desse currículo.

Para tanto, o anunciante e a Grey do Paquistão revisitaram o poema infantil de Jameeludin Aali, que é contado a partir de uma perspectiva masculina. O texto original tem feito parte do currículo escolar há tempos, para encorajar e motivar as crianças.

A paquistanesa Zehra Nigah reescreveu o poema a partir de uma lente feminina, abordando o desequilíbrio do conteúdo de gênero e a falta de inclusão feminina.

A colaboração com o Ministério da Educação do Governo de Punjab impulsionou mudanças, com o poema recém-atualizado tornando-se parte do currículo nacional em escolas financiadas pelo governo.

Como parte da estratégia, um filme para TV e para o meio digital (assista abaixo) mostra a vida escolar cotidiana a partir da experiência de uma menina cujos pensamentos são resumidos quando ela lê o poema original, sob a ótica masculina, em frente aos outros alunos da escola.

A pequena é ridicularizada quando todos percebem como os papéis do gênero masculino são claramente definidos na sociedade enquanto o poema está sendo lido por uma garota.

À medida que a narrativa avança, observa-se o efeito preconceituoso de uma sociedade patriarcal na vida da garota e de sua mãe. A mãe reescreve o poema e a menina aparece depois encorajada, pois pode se relacionar com as palavras que recita.

Outras iniciativas do esforço incluem histórias em quadrinhos criadas por artistas mulheres (distribuídas para escolas em todo o país) e um hino que destaca algumas das muitas profissões que as meninas podem aspirar e escolher para exercer.

Além do filme, a campanha é composta por peças para mídia social, impressa e outdoors.

Ficha Técnica:

AGENCY: GREY Pakistan

SARA KORAISHY (CEO)
YAWAR IQBAL (NATIONAL CREATIVE DIRECTOR)
HUMA QURESHI - CHIEF COMMUNICATIONS & PR OFFICER AMEA
NADIR ZIA (BUSINESS DIRECTOR)
MUSHTAQ ABDULLAH (SENIOR ACCOUNT MANAGER)
MEHR HAMID (CREATIVE GROUP HEAD)
IMAN ABRO (CREATIVE MANAGER)
GULRUKH RIZVI (CREATIVE MANAGER)
LAILA RIZVI (SOCIAL MEDIA MANAGER)
MAHEEN LODHI (SOCIAL MEDIA MANAGER)
SAAD SAIF (CREATIVE DIRECTOR – DESIGN)
ZIYAD BROKER – GEN Z CONSULTANT
ZEINA BROKER – GEN Z CONSULTANT
POEM LYRICS SUNG BY: Zeb Bangash

LIFEBUOY SHAMPOO TEAM @ UNILEVER PAKISTAN
ASIMA HAQ (DIRECTOR BEAUTY & PERSONAL CARE)
ZAEEM AZHAR KHAN (MARKETING MANAGER HAIR CARE)
FAIZAN ZAHEER (BRAND MANAGER LIFEBUOY SHAMPOO)
MARIUM KHAN (ASSISTANT BRAND MANAGER LIFEBUOY SHAMPOO)

Mein Choti Si Aik Ladki Hoon

/