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Meme Awards

Evento premia os melhores do Brasil em 20 categorias

21.08.20

Memes não foram inventados por brasileiros, mas encontram entre os brasileiros alguns de seus maiores fãs, criadores, disseminadores. A própria Nasa deveria reconhecer a vocação do país para essa figura da web que pode ser um vídeo, uma imagem, uma frase, uma montagem. Enquanto a agência aeroespacial americana não se dedica a tal, uma premiação made in Brazil se prepara para reconhecer o que de melhor se produziu neste quesito no ano. É o Meme Awards, produzido e realizado pela Flocks.

De fato, esta é a segunda edição do prêmio, que não tem igual no mundo, garantem os organizadores. Com patrocínio do Ponto Frio, o Meme Awards 2020 acontece na quinta-feira, 27, e será 100% online, hospedado no Instagram (acesse o perfil aqui ), e terá como apresentadores a atriz Bia Arantes (“Malhação”, “Carinha de Anjo” e “Deus Salve o Rei”, entre outros trabalhos), o modelo e youtuber Leo Picon e o humorista Marcelo Marrom.

Neste ano, são 20 categorias em disputa, um significativo crescimento em relação à primeira edição. Em 2019, foram cinco: meme em imagem, meme em vídeo, melhor artista em meme, melhor trilha sonora e conjunto da obra, que foi vencida por Bruno Sartori, jornalista mineiro conhecido por criar vídeos deepfakes que satirizam pessoas reais, como políticos, com recursos que os colocam em cenas ou acessórios falsos, como o uniforme do Chapolin.

Votação até esta sexta-feira, 21

A premiação foi dividida em duas partes: Batalha Temática Entre Comunidades (em que grupos formados em torno da criação de memes inscrevem peças para a disputa em nove categorias) e Categorias Gerais (com 11 competições distintas). A votação se encerra nesta sexta-feira, 21.

Na Batalha Temática, estão disputas como Melhor Comunidade de Esporte, Melhor Comunidade LGBT+, Melhor Comunidade de Cultura Popular Brasileira e Melhor Comunidade Nonsense.

Na premiação geral, estão categorias como Melhor Twitteiro, Melhor Meme em Vídeo, Melhor Meme Cinematográfico, Melhor Artista em Memes, Melhor Meme da TV e Melhor Meme Publicitário. A votação pode ser feita aqui.

Na categoria feita para reconhecer os melhores memes criados com fins publicitários estão “Brota nas Casas Bahia” (campanha criada para as Casas Bahia pela Y&R que tem a música “Tudo Ok”, de Thiaguinho MT como tema), #FomeDeMc (campanha do McDonald's criada pela DPZ&T), Memes da Glacinha (da Cerveja Glacial, chamada de Glacinha no Instagram, que formou um grupo de "meméticos"); “Nivel Fanta” (campanha da Fanta criada pela Ogilvy); e “Tim Chip Top” (campanha criada para Tim pela Havas+, com o músico Júnior Groovador e a artesã Raquel Amaral, conhecida pelo “meme dos três reais", e mais a dupla Simone e Simaria).

Os votos são dados pelo público, porém também há um júri. Este é formado por Maurício Cid (criador do Não Salvo), Chico Barney (editor-chefe do Porta dos Fundos), Lucas Silveira (cantor e guitarrista da banda Fresno), Vitas (cantor russo que virou meme por conta de sua voz), Ticá Almeida (chefe de comunicação do Twitter), Felipe Kozlowski (chefe de parcerias do Instagram) e Leandro Santos (criador do Mussum Alive).

Mudanças por causa da covid-19

Claudio Prado, diretor comercial da Flocks, conta que, originalmente, o evento estava programado para acontecer em maio, porém a pandemia obrigou a empresa a adiar planos. A premiação seria presencial, com cerca de 500 pessoas. Com o adiamento, a votação também foi esticada até esta sexta-feira.

Com a experiência de 15 anos na MTV, no tempo em que o VMB se tornou referência de premiação na música e em que o Rock Gol se popularizou entre boleiros e roqueiros, Prado sabe que eventos novos tendem a atrair um público restrito. Mas no caso do meme, o recurso deixou de ser algo apenas de jovens. Tanto que agências de publicidade têm investido na criação de peças com potencial para conquistar o fã de memes ou na contratação de pessoas que viraram memes. “Meme era um nicho e foi ganhando amplitude. Eles estão em todos os lugares e há quem tenha se especializado em produzir memes”, conta.

No início do ano, a organização do Meme Awards – que tem a marca registrada – foi procurada pelo Instagram. Desse modo, a plataforma se juntou ao projeto. Na premiação foi aberta uma categoria para o formato Reels, uma ferramenta lançada primeiramente no Brasil, o que comprova como o país rapidamente adere a novidades tecnológicas.

Depois do Meme Awards, o Instagram pretende fazer com a Flocks um encontro com criadores, talvez entre outubro e novembro, para ensinar melhores práticas, como respeito a direitos de terceiros. Segundo Prado, o prêmio já tem essa intenção, pelo reconhecimento dado pelo júri. Mas os mememakers podem melhorar o produto final.

 

Lena Castellón

Meme Awards

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