arrow_backVoltar

Mercado

Vale registra queda de 55,8% no lucro

25.04.08

A mineradora brasileira Vale registrou queda de 55,8% em seu lucro líquidon no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.


O resultado é justificado pela companhia por conta da desvalorização cambial e da queda do preço do níquel no mercado internacional.


O resultado de R$ 2,253 bilhões interrompeu a trajetória de sucessivos aumentos nesse tipo de comparação, desde 2005.


No ano passado, o lucro do primeiro trimestre, de R$ 5,095 bilhões, havia sido 133% superior ao de 2006. O resultado era justificado pelo mesmo quesito que agora puxa para baixo o balanço: o níquel.


Depois da aquisição da mineradora canadense Inco, a segunda maior produtora de níquel do mundo, a Vale conseguiu alterar significativamente o seu mix de produtos, antes com predominância do minério de ferro. O níquel, em alta no mercado internacional, turbinou o desempenho da mineradora brasileira.


Desta vez, a Vale sentiu os reflexos da conjuntura econômica global em intensidade superior à que estava sendo prevista pelo mercado. Analistas financeiros que acompanham o setor de mineração já esperavam lucro inferior, mas apostavam em queda de 10,2%.


Com informações do jornal O Estado de S.Paulo.

Mercado

/