arrow_backVoltar

#MoveForEquality

Mudança na regra do xadrez para debater discriminação racial

25.03.19

Com o objetivo de incentivar o debate sobre a discriminação racial, a BBDO da Alemanha criou, com o apoio da UNESCO - The International Coalition of Inclusive and Sustainable Cities (ICCAR), a ação #MoveForEquality por meio da qual reescreveu as regras do xadrez.

O norueguês Magnus Carlsen, quatro vezes campeão mundial de xadrez, e seu rival Anish Giri, mudaram uma regra fundamental do jogo: a de que o branco se move primeiro. No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial (21 de março), as peças pretas fizeram o primeiro movimento.

A ideia foi deixar claro, por meio desse movimento simbólico, que ninguém deveria ter vantagem ou desvantagem por causa da cor.

"Não podemos mudar as regras do xadrez permanentemente, mas trocamos o tabuleiro por um jogo para usar o xadrez para trazer uma nova perspectiva à discussão sobre igualdade", diz Carlsen.

O campeão mundial, que também cria seus próprios aplicativos de xadrez por meio da Play Magnus, mudou temporariamente as regras do aplicativo homônimo, para mostrar seu apoio à campanha. A atualização permitirá que os jogadores decidam com qual cor desejam iniciar o jogo.

Além disso, os usuários do aplicativo Magnus Trainer poderão jogar "The Immortal Game", de 1851, que começa com o preto em movimento primeiro.

Na ficha técnica estão os brasileiros Rod Henriques (creative director art), Ailton Henriques (senior art director) e Guilherme Nesti (senior copywriter).

Ficha Técnica:

Agency: BBDO Germany

Client: UNESCO (International Coalition of Inclusive and Sustainable Cities – ICCAR.)

Campaign: “#MoveForEquality”

Agency: BBDO Germany

Chief Creative Officer: Till Diestel

Creative Managing Director: Kristoffer Heilemann

Managing Director: Cornelius Kölblin

Creative Director: Rod Henriques & Michael Plückhahn

Senior Art Director: Ailton Henriques

Senior Copywriter: Guilherme Nesti

Junior Art Director: Anina Waesche

Junior Copywriter: Henrik van Laak

Client Service Director: Simon Stitzl

Digital Account Executive: Jan Kronies

Head of Strategic Planning: Ralf Sieke

Creative Technologist: Martin Boeing-Messing

Production Company: Craftwork

Music/Sound Company: DaHouse Audio

CGI/Post-Production Company: Fuze Image

Creative Director: Daniel Klock & Marcio Bueno

Head of Post-Production: Cauê Andrade

3D Generalist: Leandro Mendonça

PR: Emanate

 

#MoveForEquality

/