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Nas redes sociais

Influenciadores devem deixar claro quando post é pago

10.08.16

O DJ Khaled elogia a vodca Ciroc no Snapchat. Cara Loren van Brocklin, blogger de moda e estilo de vida, posta uma selfie com o protetor solar PCA Skin. iJustine, "personalidade" da internet, escreve sobre um evento da Intel, no Instagram. Em comum a todos está o fato de não haver qualquer indicação de que se trata de conteúdo patrocinado.

O aumento de "celebridades" que postam 'conteúdo de marca' em suas contas pessoais, sem identificar o fato de estarem sendo pagas por isso, não passou despercebido pelo governo dos EUA.

Federal Trade Commission (FTC) está alertando aos usuários das redes sociais que eles precisam ser claros quando estão sendo pagos para promover alguma coisa.

As hashtags #ad, #sp (de "sponsored", patrocinado) e #sponsored - formas comuns de identificação - nem sempre são usadas e não são suficientes, segundo a FTC.

A agência colocará o ônus sobre os anunciantes, para se certificar de que as regras sejam cumpridas, de acordo com Michael Ostheimer, profissional da Ad Practices Division da FTC.

"Nós estamos acompanhando endossos enganosos há décadas e esta é uma nova forma que eles estão aparecendo", diz Ostheimer. "Nós queremos ter certeza de que os consumidores não estão sendo enganados."

Isso significa que aparecerão mais casos como aquele contra a Warner Bros Home Entertainment Inc., que no mês passado foi acusada de enganar clientes ao pagar influenciadores na internet, como PewDiePie - que tem cerca de 50 milhões de seguidores no YouTube - para promover o game "Middle-Earth: Shadow of Mordor" com críticas positivas, sem revelar que foi pago para isso.

Em março, a FTC emitiu uma queixa contra Lord & Taylor por pagar influenciadores da área de moda para criar posts sobre um de seus vestidos, no Instagram, sem revelar que a varejista pagou por isto e ofereceu seus vestidos de graça. Qualquer compensação, incluindo produtos gratuitos, deve ser destacada nas mensagens, exige agora a FTC.

O movimento deve fazer com que as mensagens pareçam menos autênticas, reduzindo seu impacto, avalia a Bloomberg.

Leia matéria do Bloomberg na íntegra aqui.

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