Natal

Casas Bahia homenageia quem fez diferença na pandemia

18.12.20

Este foi um ano difícil por causa da pandemia e devido a uma série de problemas sociais e questões como diversidade e gênero, que eclodiram mesmo no mundo em quarentena, mas para a Casas Bahia este período também foi marcado pela solidariedade e pela garra de pessoas como Luísa, Renata, Jucivan, Jupitter, Adriana, Dona Jacira e Tati, que seguiram atuantes em suas comunidades. Elas são os grandes personagens da campanha de final de ano da marca.

Batizada de “Do que é feito o Natal”, a ação, criada pela equipe de marketing da Casas Bahia e pela VMLY&R, estreia nesta sexta-feira, 18, nos canais digitais da varejista e no domingo, 20, no intervalo do Fantástico com um filme de 60”. A produção é da Café Royal.

A direção dos comerciais é de Fred Ouro Preto, que dirigiu o documentário de Emicida disponível na Netflix. O rapper criou textos para a comunicação. A Lab Fantasma Entretenimento, de Emicida e seu irmão Fióti, atuaram na curadoria da produção.

A campanha destaca a história de sete personagens que fizeram a diferença na pandemia. Uma delas é Renata Alves, de Paraisópolis, que mobilizou ambulâncias para atendimento aos moradores da comunidade. Em oito meses ela coordenou mais de 10 mil atendimentos.

Já a Luísa Vissotto, por meio do projeto Da Rua, mobilizou amigos para entregar a moradores de rua aquilo que eles mais precisavam. Jucivan Alves, professor de música, enviou instrumentos para os alunos emprestando-os e buscando também doações para que eles não parassem durante a pandemia. Atualmente atende cerca de 420 crianças na orquestra da Associação Morumbi de Integração Social (AMIS).

Tati Cassiano, da Zona Norte da capital paulista, começou a facilitar aulas de yoga e autocuidado para mulheres negras remota e gratuitamente. Jupitter Pimentel passou a criar conteúdos virtuais para pessoas trans, como ele, com o objetivo de ajuda-las a conseguir orientação psicológica. E Adriana Mallet, de Campinas, também participou da ação com seu trabalho de telemedicina para as comunidades de São Paulo, que e teve mais de 21 mil pacientes atendidos.

Outra protagonista da campanha é Dona Jacira, mulher negra, escritora, mestre de ofício, mãe de 5 filhos. Entre eles estão Emicida e Fióti. Importante líder comunitária na Zona Norte de São Paulo, Dona Jacira representa as vozes das mulheres negras que estão na base da nossa sociedade e são o grupo mais atingido pela desigualdade, preconceito e o abismo social existente na sociedade brasileira. Ela faz a locução dos textos dos filmes que compõem a estratégia.

O projeto é uma homenagem à força de todos os brasileiros que fizeram a diferença na vida das pessoas durante esse ano tão difícil, seja ajudando em grandes causas ou simplesmente cuidando dos mais próximos. No filme foram retratadas alguns desses heróis da vida real, mas o que queremos mesmo é que cada um que fez sua parte se sinta representado e homenageado”, declarou Cristian Santoro, ECD da VMLY&R, em comunicado.

Diante de um ano desafiador, de medo, de dúvidas, o mundo mudou, nossa marca se transformou e o que podemos desejar para o Natal e para o próximo ano é um universo mais justo, inclusivo e diverso, com mais abraços e a companhia das pessoas que amamos, enfim, tudo o que aprendemos a valorizar tanto ao longo deste ano”, afirmou Ilca Sierra, diretora de marketing multicanal e marca da Via Varejo. Ela destacou ainda a atuação da varejista durante a pandemia por meio da Fundação Casas Bahia.

Prestes a completar 60 anos, a Fundação Casas Bahia realizou em 2020 investimento social 74% superior a 2019 para minimizar os impactos causados pela pandemia. No total, mais de 114 mil pessoas foram beneficiadas diretamente pelas ações da entidade. Foram mais de cinco milhões de refeições doadas, 11.000 empreendedores capacitados, 9.600 jovens apoiados, 19.000 itens de higiene, proteção, tecnologia e mobiliário doados e 770 organizações apoiadas.

Cliente: Casas Bahia
Campanha: Do que é feito o Natal
Agência: VMLY&R
CCO: Rafael Pitanguy