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No Brasil

Pandemia desacelera venda de carros híbridos e elétricos

11.02.21

As vendas de veículos híbridos e elétricos zero km foram diretamente impactadas pela segunda onda da Covid-19, no Brasil.

O estudo “HEV -Veículos Híbridos e Elétricos 2020”, produzido pela MegaDealer, usando dados da Auto Avaliar,  identificou uma desaceleração nas vendas nos meses de novembro e dezembro.

Se entre agosto e outubro do ano passado as concessionárias levavam em média 30 dias para vender um modelo dessa categoria, o giro de estoque registrado em dezembro mostrou um período de 47 dias para efetivação da negociação.

Precisamos entender se o mercado vai se comportar da mesma maneira como na primeira onda, quando o giro de estoque chegou a 73 dias em média em junho, e quando ele vai conseguir se recuperar novamente”, questiona o country manager da MegaDealer Fabio Braga.Porque apesar desta desaceleração, os números mostram que os elétricos e híbridos já se tornaram uma opção de compra levada em consideração pelo brasileiro, afinal, o mercado passou de aproximadamente 12 mil unidades vendidas em 2019 para quase 20 mil em 2020”.

Vale notar que custo dos carros híbridos ou elétricos supera facilmente a casa dos três dígitos. O estudo mostra que o brasileiro gastava pouco mais de R$ 157 mil em um modelo do tipo em 2019, e já a partir do segundo semestre de 2020 esse valor aumentou muito, ultrapassando os R$ 271 mil”, revela Braga. “E se excluirmos os dados da Toyota, que lidera as vendas do setor com os modelos Corolla e RAV4, esse valor é ainda maior, chegando a R$ 357 mil”.

Apesar deste cenário, diversas montadoras devem apostar mais fichas no mercado de híbridos e elétricos neste ano, acirrando a disputa pelo share. Um exemplo é a Jeep, que deve apresentar modelos sustentáveis nas linhas Renegade e Compass. A Toyota, líder de mercado, pode inovar com uma versão Cross do Corolla. Também são potenciais lançamentos versões híbridas/elétricas no Brasil em 2021 do Volkswagen Tiguan, Nissan Kicks, Honda Accord e Fiat 500e, entre outros.

Apesar da desaceleração provocada por essa pandemia, este é um setor que deve crescer muito nos próximos anos”, acredita J. R. Caporal, CEO da Auto Avaliar. “Cada vez mais o brasileiro está em busca de veículos menos poluentes, mais econômicos e a indústria tem preparado novos lançamentos para atender a esse público. Essa será uma das grandes tendências quando houver a retomada da economia”, finaliza Caporal.

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