arrow_backVoltar

Nota de Falecimento

Paulo Machado de Carvalho

15.09.10

O empresário Paulo Machado de Carvalho faleceu aos 86 anos.

Será enterrado na manhã desta quarta-feira (15), no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. Ele era o filho mais velho do homem que batiza o estádio do Pacaembu e que colocou a TV Record no ar, em 1953. Paulinho Machado de Carvalho, como era conhecido, morreu em decorrência de uma neoplasia maligna de próstata, no Hospital Sírio-Libanês.

Irmão de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, dono da Rádio Jovem Pan, e de Alfredo, já morto, Paulinho comandou a Record até 1990, quando a emissora passou às mãos de Edir Macedo e sua Igreja Universal. Como o pai, que fora cartola do São Paulo Futebol Clube, Paulinho era torcedor fanático do tricolor paulista. Começou a trabalhar aos 16 anos, na Rádio Record, então instalada na Rua Quintino Bocaiuva, no centro, com programação musical.

Em 1944, Paulinho convenceu o pai a investir em uma rádio esportiva, e veio a Panamericana, rebatizada como Jovem Pan em 1965, somando-se ainda à Rádio São Paulo, destinada à programação de radionovelas. Era o Grupo de Emissoras Unidas, onde o “doutor” Paulo, como o patriarca se fazia chamar, pôs os três herdeiros para trabalhar.

Paulinho criou programas que entraram para a história da televisão, como Família Trapo. Também comandou os festivais de música da Rede Record, que revelaram artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina.

"No ano em que a TV brasileira completa 60 anos, a Record lamenta a perda de um profissional que ajudou a escrever e criar alguns dos melhores momentos de sua história", diz Record em comunicado.

Leia mais no Estadão

Nota de Falecimento

/