arrow_backVoltar

Notícia Boa

Veneza volta a ter águas cristalinas com peixinhos

19.03.20

O novo coronavírus teve, na Itália, um efeito colateral inesperado e bastante positivo: pela primeira vez, em décadas, a água dos canais está tão transparente que voltou a ter peixes.

O país enfrenta uma das maiores tragédias de sua história recente, com o registo de mais de 4.000 mortes devido ao covid-19. Todo o país está em quarentena e Veneza, uma das cidades mais visitadas por turistas do país, encontra-se agora deserta e silenciosa.

Mas, de repente, os habitantes da cidade começaram a notar que a água dos canais se tornava, pouco a pouco, transparente. Pela primeira vez, depois de muitos e muitos anos, é possível ver peixes nadando sobre o leito arenoso - assim como cisnes, garças e patos.

Um grupo no Facebook, chamado Venezia Pulita (Veneza Limpa), que se dedica à luta pela preservação da região lagunar e contra os problemas ambientais da cidade (poluição, lixo por recolher, projetos urbanísticos polêmicos etc) foi um dos primeiros a divulgar a incrível mudança, ocorrida em pouco mais de um mês.

Vale destacar que fotos com golfinhos que circulam pelas redes sociais são falsas. Assim sim, mas assim também não.

Leia texto anterior da coluna Notícia Boa, aqui.

Notícia Boa

Veneza volta a ter águas cristalinas com peixinhos

/