O Espaço é Seu

Não deixe sua pasta virar convite para jogar Candy Crush (Marcio Fritzen)

13.08.15

Antes que alguma associação de estagiários entre com um recurso contra esse texto, gostaria de dizer que a intenção aqui é ajudar. Quem sabe, evitar que mais uma pasta se torne um spam neste exato minuto. Pois é o que está acontecendo, a moçada vai cada vez menos às agências e manda cada vez mais os links dos portfólios por e-mail ou inbox. E não estou falando de quem mora em outro Estado, o que seria compreensível, ou daquelas semanas que antecedem a votação da Young Lions Competition.

Na maioria das vezes, infelizmente, também não perguntam se você pode ver a pasta. Mal se apresentam e logo mandam o link. Tão diretos como se estivessem no Tinder.

Sinceramente? Eu acho esquisito.

Se você precisa de um médico, prefere uma consulta presencial ou virtual? Se você quer conhecer a Torre Eiffel, prefere conhecer ao vivo ou espiar no Google Earth?

Eu lembro de todas as agências que mostrei a pasta quando era garoto. A euforia quando conseguia marcar com a secretária. O olhar atento para ver se passava algum craque que eu conhecia só pelas fichas técnicas.

Eu lembro de todas as falas, sotaques diferentes, críticas, elogios (poucos, bem poucos). Recordo das frases de efeito e até dos tiques nervosos dos figuras. Mesmo quando aguardei por horas nas recepções das agências valeu muito a pena.

Eram aulas de graça. De graça, para mim. Porque o tempo daqueles caras valia muito.

Eu não sei se a nova geração se deu conta, mas ao vivo o aprendizado é sempre maior. A chance de conseguir a vaga também é. A pasta não está legal? Ok, o DC pode ir com a sua cara, o santo pode bater. Ou simplesmente ele pode perceber que você é melhor que a sua pasta.

Vale fazer o esforço, deixar a preguiça de lado, dar uma escapada e encarar a Marginal a 50Km/h.

Sou a favor de todos os avanços tecnológicos na nossa profissão e o link, sem dúvida, é um deles. Mas será que está sendo usado da melhor forma? E do jeito mais respeitoso? Mais uma vez, a ideia aqui é ajudar. Mesmo quem ainda nem conheço.

Por fim, quem quiser mostrar a pasta, é mais do que bem-vindo. Só ligar na Ogilvy que a gente marca. Mas ao vivo, ok?

Marcio Fritzen, redator da Ogilvy Brasil

O Espaço é Seu