O Espaço é Seu

Ajude a salvar os animais silvestres (Adriana Cury)

15.05.17

Ajude a salvar os animais silvestres. Trabalho colaborativo é isso.

Esse filme tinha tudo para não dar certo.

Só vingou porque estamos vivendo uma época muito louca, capaz de juntar pessoas desconhecidas a outras conhecidas, que se reconhecem pelo mesmo ideal e vão à luta.

Foi assim que eu conheci a Marta Xavier no Facebook e falamos sobre a sacanagem que é a votação em favor da caça esportiva no Brasil.

E foi assim que eu topei criar uma campanha junto com o Gui Sanches (redator) e o André Attanasio (diretor de arte).

Também foi assim, conversando pelo Face, que o projeto ganhou força e abriu oportunidade para mais gente participar.

Apareceu o Alessandro Miranda, que se ofereceu para dirigir e fazer a fotografia do filme, a MR5 que cedeu os equipamentos, o Leonardo Branco (produtor), o Daniel Ferri de Menezes (assistente de produção), o Wilton Berloffa (assistente de câmera), o Henrique Borges da Mooverama (1º layout da montagem) e o Julio Cesar Inácio (finalizador da montagem), que vieram, cada um de um canto, sensibilizados pela causa e pelo entusiasmo do Alessandro.

Assim também dois voluntários incríveis toparam contracenar no filme sem nunca terem atuado como atores: o Raone Messori (professor de Muai Thai) e o Fernando Haddad (não, não é nosso ex-prefeito), que ficou levando soco, caindo e levantando incontáveis vezes debaixo de um sol de 40 graus na Av. Paulista, diante do olhar estupefato de dezenas de transeuntes.

Assim, também eu entrei como figurante junto com a Sofia, minha neta de quatro anos, e mais um grupo de amigos: o Guilherme Romano, o Felipe Reinas, a Fabiana Megale (que faz também a locução off em inglês), a Patrícia Primo, a filha dela, Manuela, e a amiguinha Luiza, ambas de sete anos. Infelizmente, quase nenhum de nós aparece nessa nova montagem (só o Felipe Reinas e seu lindo cabelo longo), mas eu juro que estávamos todos lá, resistindo à sede e ao calor.

Também foi conversando que a Marta Xavier chegou ao deputado Ricardo Trípoli. E foi assim que ele me recebeu com mais cinco pessoas do seu gabinete, que adoraram a ideia e me passaram o link comprido que aparece no filme.

O trabalho estava quase pronto. Mas ainda faltava o sound design e a locução.

Um dia, almoçando com a Marta Campos ,da Lua Nova, e com o jornalista Adonis Alonso, eu falei sobre o projeto e eles se sensibilizaram.

Assim, a Martinha tocou o trabalho, o Thomas Roth disponibilizou a infra para o Teco Fuchs produzir a trilha e o sound design e para o Ricardo Fleury ceder a voz linda que está na locução.

Se você chegou até aqui neste texto, é sinal de que tem paciência.

Só falta mostrar que também é colaborativo e acessar o link que está no filme.

Você vai encontrar a relação de todos os deputados que podem votar no projeto de lei 6268/16, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), em favor da aprovação da caça esportiva com seus respectivos endereços, telefones e e-mails. Esse projeto põe em risco a vida de centenas de animais silvestres.

Se você não acha justo, é só fazer um textinho protestando e dar um copy/paste para pressionar todas as bancadas, principalmente a ruralista, que já aprovou a vaquejada e tem o maior interesse em continuar com os rodeios e validar a caça.

Agora você já sabe como foi que esse filme chegou até aqui. Onde eu aproveito pra deixar mais umas palavrinhas, desta vez para os mídias e veículos.

Se vocês acharam bacana essa causa e puderem oferecer graciosamente seu tempo (de trabalho e espaço) para a veiculação do filme em rede aberta (ou fechada) de TV, a gente está à disposição para conversar. Nesse país, a TV ainda tem uma baita penetração, e quanto maior a visibilidade, melhor.

By the way, a AMA (Associação Contra a Matança de Animais), que assina o filme, é a associação de Adriana, Marta e Alessandro, pessoas que, coincidentemente, amam animais e são absolutamente contra os maus tratos e a matança deles.

Adriana Cury

Abaixo, a FT do filme.

Ficha Técnica (resumida):

Agência: Adriana Cury Colab
Diretor de Criação: Adriana Cury
Criação: Adriana Cury, Guilherme Sanches (redator) e André Attanasio ( diretor de arte)
Atendimento: Marta Xavier
Direção: Alessandro Miranda