arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Um brinde à coragem (Mateus Braga)

11.10.19

A coragem não pode ou, pelo menos, não deveria ser uma característica pessoal. Mais do que pessoas corajosas, eu acredito que existem neste mundo atitudes corajosas que tomamos em momentos decisivos da nossa vida.

Costumamos atribuir à coragem alguns atos que, na verdade, são imprudência, irresponsabilidade ou até mesmo prepotência.Como ele teve coragem de se atirar de cabeça sem saber o que tinha embaixo? Isso não é coragem, é burrice.” E eu não estou aqui para fortalecer ou estimular essas atitudes impensadas. Assumir riscos sem medir consequências não é da coragem, mas é da coragem seguir os instintos. Eu acredito que a criatividade é um ato grandioso de coragem. O primeiro beijo, a primeira redação, começar um projeto do zero, uma ideia… Um layout em uma folha em branco é tão corajoso que deve ser estimulado em todos os lugares.

As salas de reunião são verdadeiros cemitérios de ideias corajosas, mortas por pessoas que sentem medo. E é interessante pensar que o medo mata mais que a coragem, né? Mas é verdade. Um animal amedrontado costuma atacar. Os soldados que mais sentem medo são os que mais matam em guerras. As agências com mais medo repetem as fórmulas e matam o mercado, ou seja, o medo é muito danoso porque nos faz agir por impulso, e não com inteligência.

O medo amortece. O medo é colchão. O medo é conforto.

Mas chega de falar de medo. Estou aqui para falar de coragem. A coragem é o que destrava, que move o próximo passo, que traz o otimismo e nos faz enxergar uma saída. É o que nos faz acreditar que vai dar certo e seguir em frente.

A coragem impulsiona. A coragem é trampolim. A coragem é aberta.

Se você, que faz parte do nosso mercado, tem medo, não se assuste. Isso é normal. As novidades estão aí: big data, performance, inbound etc. Encare-as de frente, com medo mesmo, mas encare. Use a criatividade como mola de coragem e vença o medo.

Um brinde aos bravos homens e mulheres corajosas que foram a base forte para o nosso mercado (não vou citar nomes para não polemizar), que construíram o que muitos c*gões estão destruindo.

Se você quiser mudar, vamos? Coragem!

Mateus Braga, VP de criação da Isobar, Brasília

O Espaço é Seu

Um brinde à coragem (Mateus Braga)

/