Plataforma integrada

O futebol como ferramenta de educação

14.10.16

O publicitário Rafael Barajas, que tem uma trajetória de 20 anos no mercado de agências, incluindo passagens por Talent e ag 407, está mergulhado no mundo da bola. Criador da plataforma Play FC, focada no futebol amador e alicerçada nos pilares educação e entretenimento, ele tem se dedicado pessoalmente ao projeto. Como parte da proposta da empresa envolve palestras em colégios, o próprio Barajas já esteve em algumas escolas falando dos valores que são caros ao Play FC.

A plataforma surgiu com foco em crianças e adolescentes, mas permite que adultos também interajam com seus produtos. Um dos projetos que integram o Play FC é o campeonato Paz nas Escolas, que reúne 98 instituições de ensino de São Paulo e 230 times. A competição de futebol society, que chega à final no dia 06 de novembro, coloca em quadra jovens de 7 a 17 anos, mas, junto com a disputa, há palestras para propagar os valores defendidos pela plataforma. São eles: lealdade e honestidade, persistência e superação, foco e disciplina, respeito e educação, responsabilidade e comprometimento, aprender a ganhar e aprender a perder, jogar em equipe e alegria e diversão. O lema da empresa, aliás, é Play to be happy.

Para cada um dos temas, há exemplos de atletas que venceram com base nesses princípios. Na parte de foco e disciplina, destaca-se o nadador Michael Phelps. Em persistência e superação, entram o piloto Ayrton Senna e o jogador Cafu. O capitão da seleção do penta, no entanto, não entra na história apenas como exemplo. A Fundação Cafu é um dos parceiros da plataforma, que conta ainda com ESPN Brasil, Grupo Elemídia e Editora Caras.

Cinema

Outra empresa que se aliou ao projeto é a Rede Cinemark. Por meio desse acordo, surgiu o Play FC Cinema, com uma programação voltada a filmes que tratam do esporte e de outras modalidades, exibidos no Cinemark do Shopping Cidade Jardim a cada 15 dias. A estreia foi no final de agosto, com os filmes Paratodos (produção da Barry Company e da O2, que aborda esportes paraolímpicos) e Pelada – Futebol na favela (da Trator Filmes, com participação de Ronaldo Fenômeno e do ex-jogador e atual apresentador Neto). “É a primeira sala dedicada ao esporte, sobretudo ao futebol, que tem um cunho educacional. Queremos o melhor do cinema brasileiro e internacional, com bons exemplos de persistência e disciplina”, conta Barajas, que, com sua equipe, pesquisou cerca de 30 títulos para a grade de programação, que pode ser consultada pelo aplicativo PlayFC Cinema.

Mobile

Outro app lançado pela empresa é o PlayFC Goool, em que é possível enviar a descrição de um gol, que depois é transformado em uma narração típica de jogo, com um locutor detalhando a jogada, acompanhada por gritos da torcida. “É a oportunidade de ter a lembrança de um gol, que, se não fosse por isso, poderia passar. Desse modo, a pessoa guarda seu momento em um arquivo de MP3”, explica o fundador do Play FC. Os aplicativos estão abertos para projetos de patrocínio.  No digital, a empresa também conta com site atualizado com notícias e e-commerce.

Além do Paz nas Escolas, a plataforma tem sob sua responsabilidade a Copa Danone, competição para a garotada entre 10 e 12 anos. “A Danone foi nosso primeiro cliente e para ele fazemos dois trabalhos”, diz Barajas. Um deles é exatamente a Copa Danone. O outro é a Danone Nations Cup, torneio de futebol infantil que passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte no primeiro semestre, e que teve a participação de mais de 3.200 crianças. Neste momento, o Brasil está em Paris para a disputa da etapa mundial.

Em 2017

O contrato com a Danone foi renovado para a próxima temporada. Pela primeira vez após nove anos de realizações, a Copa Danone terá apoio de marcas: Gol e Topper. “As marcas enxergam o futebol como ferramenta de engajamento. Ele é mais do que um jogo. É uma atividade de integração”, afirma Barajas.

Em abril de 2017, outro campeonato terá a organização do Play FC: a Copa da Amizade, um campeonato 100% voltado para escolas públicas.

Plataforma integrada