Polêmica

Atlético-MG e DryWorld são acusados de machismo

17.02.16

O Atlético-MG promoveu esta semana um desfile, em Belo Horizonte, para apresentar seu novo uniforme, que rendeu acusações de machismo ao clube nas redes sociais.

Durante o evento, enquanto muitas mulheres apareceram usando apenas biquínis ou lingerie e a camisa do time, os homens desfilaram com camiseta, calção, meias e tênis.

Além disso, a DryWorld, fornecedora esportiva do Atlético-MG, distribuiu camisetas promocionais durante o desfile, que continham uma etiqueta com instruções de lavagem e a frase "Give it to your wife" (dê isso para sua mulher, em tradução livre).

Além das inúmeras críticas que clube e fornecedora receberam nas redes sociais, várias torcedoras do Galo se reuniram para escrever "notas de repúdio". O trecho de uma delas diz: "Nós, atleticanas, vimos nos posicionar contra a maneira como o Clube Atlético Mineiro tem se mostrado excludente com as mulheres torcedoras – e consumidoras – de futebol, além de passivo em relação às atitudes machistas dentro e fora do estádio. (...). Sendo assim, não podemos tolerar ações como o lamentável episódio do lançamento das Camisas da Coleção 2016, em parceria com a DryWorld, em que modelos femininas foram expostas de maneira objetificada, vestindo trajes de banho e lingeries, de forma apelativa, em um evento de finalidade esportiva. Não podemos aceitar que a imagem feminina seja tratada como peça de enfeite de estádio, encomendada para agradar ao público masculino - que, há muito, deixou de ser único protagonista no universo do futebol".

O Atlético-MG emitiu o seguinte comunicado. "O Atlético respeita o direito democrático das pessoas de discordarem, mas isso não significa que temos que concordar com as críticas. Não houve excesso, nem atitude machista. Mas reforçamos o direito de críticas e elogios. Há quinze anos agimos dessa forma, e essa foi a festa mais elogiada. Não há porque mudar algo que vem dando certo há esse tempo", declarou Domênico Bhering, diretor de comunicação.

Já a marca canadense DryWorld pediu "sinceras desculpas" pela mensagem na etiqueta da camisa promocional. "Tal etiqueta foi criada apenas como uma peça publicitária para uma campanha não aprovada pela empresa. Assumimos toda responsabilidade no erro de produção das camisas promocionais distribuídas com esta etiqueta e garantimos que todas as precauções foram tomadas para evitar que este tipo erro aconteça novamente", informa o texto, assinado por Claudio Escobar, presidente da DryWorld.

Polêmica