Porta dos Fundos

Justiça do Rio determina retirada de especial de Natal

08.01.20

O desembargador Benedicto Abicair, da Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, concedeu liminar determinando que a Netflix tire do ar o especial de Natal “A primeira tentação de Cristo”, do grupo Porta dos Fundos.

O programa tem causado polêmica por retratar Jesus gay. Procurado pelo Clubeonline, o Porta dos Fundos afirma que não foi notificado até o momento. O especial de Natal ainda estava disponível na plataforma até o fechamento da reportagem.

A decisão de Abicair acata pedido da Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura. A medida seria para “acalmar os ânimos”. Segundo o desembargador, o Ministério Público do Rio se manifestou a favor da liminar por considerar que houve “abuso do direito de liberdade de expressão através do deboche e do escárnio com a fé cristã”.

Abicair ainda escreveu que é “fato incontroverso que toda ação provoca uma reação, eventualmente de caráter violento que, mesmo sem vítimas físicas, causa indignação por parte de quem a sofreu, seus admiradores ou seguidores”.

A sede do Porta dos Fundos, no Rio, foi atacada na véspera de Natal com coquetéis Molotov. Um grupo que se identificou com os ideais do movimento integralista assumiu a responsabilidade pelo atentado. Um dos suspeitos está foragido na Rússia.

Porta dos Fundos