Prêmio FCW de Arte (Fotografia)

Os vencedores da 15ª edição

14.06.17

A Fundação Conrado Wessel (FCW) acaba de divulgar os vencedores da 15ª edição do Prêmio FCW de Arte (Fotografia).

Rodrigo Zeferino, de Ipatinga (MG), ficou em primeiro lugar com o ensaio “O Grande Vizinho”. O segundo e o terceiro colocados foram, respectivamente, Wagner Almeida, de Belém (PA), com o trabalho “Luz Vermelha”, e Lalo de Almeida, de São Paulo (SP), com o ensaio “Microcefalia - as Vítimas do Zica Vírus”.

Foram inscritos 510 ensaios fotográficos, originários de 24 estados brasileiros diferentes.

A comissão julgadora foi composta por Daigo Oliva Suzuki (subeditor do caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo), Helouise Costa (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP), Gustavo Rodrigues de Lacerda (fotógrafo), Joaquim Marçal Ferreira de Andrade (professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pesquisador do Departamento de Iconografia da Fundação Biblioteca Nacional), José Afonso da Silva Júnior (professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco), Juan Esteves (fotógrafo e colaborador da revista Fotografe Melhor), Ricardo de Leone Chaves (articulista do jornal Zero Hora) e Ronaldo Entler (pesquisador, professor e coordenador da Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP).

A coordenação dos trabalhos foi do professor Rubens Fernandes Junior, curador e presidente do júri do Prêmio FCW de Arte, além de diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 20 de setembro, em São Paulo, juntamente com a entrega do Prêmio FCW de Ciência e Cultura.

Os 16 primeiros colocados (os três premiados, mais 13 finalistas) integrarão uma edição especial do livro comemorativo do Prêmio FCW de Arte 2016.

Prêmio FCW de Arte (Fotografia)