Quebrando barreiras

Fabio Porchat e Rexona em série com foco em esporte e dança

01.02.22

Recentemente, o humorista Fabio Porchat desabafou nas redes sociais sobre a dificuldade de se manter motivado para a prática de exercícios físicos. Rexona, que acredita que o movimento físico tem o poder de transformar vidas, se prontificou a ajudá-lo a não desistir e o convidou para ser embaixador do projeto Quebrando Barreiras, que tem o objetivo de estimular milhares de jovens a superarem os limites que os afastam de uma vida com mais movimento e qualidade.

Encontramos no desabafo do Porchat a oportunidade perfeita para conversar sobre as barreiras que afastam as pessoas dos benefícios de uma vida com mais movimento”, afirmou Andreza Graner, gerente de marketing de Rexona. Ela citou uma pesquisa que divulgaram recentemente e que revelou que 7 em cada 10 brasileiros dizem sentir que a sociedade só celebra os grandes vencedores e nem tentam fazer atividades físicas por medo de falhar e ser julgado. “Comparações e metas irreais criam um grande campo de insegurança e desmotivação, como foi o caso do Fabio. Por isso, é essencial falarmos sobre isso, principalmente com os jovens”, completou.

Por ser um exímio entrevistador, Fabio foi convidado pela marca a conhecer a trajetória de brasileiros que superaram diversas barreiras por meio do esporte e da dança. As entrevistas renderam uma série com três episódios com histórias inspiradoras.

A curadoria das histórias foi realizada junto com algumas das ONGs parceiras do projeto da marca: Lov.Fútbol, Special Olympics e Projeto Seja. Todas as personagens tiveram de quebrar diversas barreiras como preconceito, insegurança, falta de oportunidade e julgamento para alcançarem o sucesso em seus desafios.

Com sua habilidade única de contar boas histórias, ele nos ajudará a trazer com leveza uma nova perspectiva sobre a prática de atividades físicas e inspirar mais pessoas a quebrarem suas barreiras e alcançarem uma vida melhor, com mais movimento”, reforçou Andreza.

Para Fabio, iniciativas assim melhoram de verdade a vida das pessoas. "As histórias são muito especiais e me ajudaram a ver a atividade física por uma perspectiva muito mais positiva. Espero que o projeto também impacte positivamente a vida das pessoas, incentivando que elas não desistam de se movimentar e seguir seus sonhos, independentemente de classe social, etnias, gênero e habilidades”.

Os episódios serão divulgados semanalmente no canal da Rexona no YouTube. O primeiro já está no ar. Ele apresenta a história de Emanuelle Dutra, que encontrou no futebol a chave para desenvolver importantes habilidades socioemocionais para viver melhor com a sua deficiência intelectual. Hoje, ela luta pela inclusão no esporte usando sua voz para elevar a voz das pessoas com deficiência.

No mesmo episódio, Ana Paula Loro mostra como o esporte lhe deu meios para ganhar autonomia e conhecer o mundo. Ela pratica diversas modalidades e coleciona medalhas, vencendo assim também estigmas e prejulgamentos relacionados à síndrome de Down.

O segundo programa retrata a vida do dançarino de hip hop Leonardo Klone. Hoje ele dança profissionalmente e atua como professor, inspirando crianças da comunidade da Rocinha, no Rio.

O terceiro conta a história de Daniel Souza, campeão mundial pela seleção brasileira de futebol de areia, que teve o rumo de sua vida totalmente transformado graças às oportunidades que encontrou. Mesmo com uma trajetória de sucesso, ele decidiu permanecer na sua comunidade, no morro do Cantagalo, para ajudar crianças a trilharem seu caminho a partir do esporte.

O projeto está dividido em dois pilares estratégicos de atuação. O primeiro é focado em parcerias com ONGs que promovem inclusão social através do movimento físico, e o segundo consiste numa robusta grade de treinamentos projetados para mentores e professores, com o objetivo de proporcionar a eles as ferramentas que precisam para continuar inspirando suas comunidades. Em seu primeiro ano, o Quebrando Barreiras beneficiou mais de 180 mil jovens.

Juntando-se a nomes como Dove, Seda e outras marcas da Unilever, o programa reforça o compromisso da categoria de Beleza e Cuidados Pessoais da companhia em melhorar a saúde e o bem-estar e promover a equidade e a inclusão, atingindo 1 bilhão de pessoas por ano até 2030. Saiba mais sobre o Quebrando Barreiras em www.rexona.com/br/projeto-quebrando-barreiras.html.

Quebrando barreiras