arrow_backVoltar

R$ 176,5 milhões

Locaweb adquire Squid, plataforma de influenciadores

05.10.21

A Locaweb comunicou ao mercado nesta terça-feira, 05, que foi celebrado o contrato de compra da Squid Digital Media Channel, empresa de marketing de influência que conta com mais de 100 mil criadores. A companhia informou que o valor negociado é de aproximadamente R$176,5 milhões, acrescentando que o montante está sujeito a determinados ajustes de dívida líquida e capital de giro.

Fundada em 1998, a Locaweb tem adquirido muitas empresas desde seu IPO, em fevereiro de 2020, quando obteve R$ 1,3 bilhão com a oferta pública inicial de ações. A mais notória das aquisições nesse período foi a compra, em abril, da Bling, empresa que fornece sistemas de gestão empresarial (ERP) online para e-commerce, pela qual pagou R$ 524,3 milhões.

Agora, a companhia anuncia o novo negócio a entrar para seu portfólio. A Squid, lançada em 2014, foi apontada pela Locaweb, no comunicado, como a “mais relevante empresa no segmento de creators economy no Brasil”. Entre seus recursos está o uso de machine learning para automatizar o processo de identificação, recrutamento, gestão e pagamento de influenciadores digitais.

Desse modo, a Squid pretende ajudar marcas e empresas de variados segmentos e tamanhos a impulsionarem o resultado de suas campanhas e a conversão de suas vendas. Um de seus cases que destaca em seu site foi o da campanha digital “Nível WhataHellmann’s de Saborosidade”, criada pela Edelman em outubro do ano passado (reveja aqui). A apresentadora Sabrina Sato foi uma das influenciadoras envolvidas na estratégia.

Com a transação, a Locaweb afirma que “consolida ainda mais seu ecossistema de soluções tecnológicas, fortalecendo o portfólio de social commerce / live commerce, com forte e imediata sinergia” com todos seus clientes.

Além dos mais de 100 mil influenciadores, a Squid apresenta outro número significativo: foram produzidos mais de 300 mil conteúdos neste ano. Eles geraram, por sua vez, mais de 700 milhões de impactos. A receita anual recorrente (ARR) da plataforma é superior a R$ 100 milhões. Os sócios-fundadores Felipe Oliva e Carlos Tristan vão permanecer na operação junto com o time de colaboradores.

A Locaweb, que fornece soluções para digitalizar o varejo, tem cerca de três mil funcionários, 20 mil desenvolvedores e mais de 600 mil clientes – na maior parte, médias e pequenas empresas, que podem se beneficiar do trabalho com influenciadores.

R$ 176,5 milhões

/