Real life tutorial

Gamers ensinam jovens a 'driblar câncer de testículo'

07.12.20

Para alertar as pessoas, em especial o público mais jovem, para a importância do autoexame para se detectar precocemente o câncer de testículo, a Associação Portuguesa de Urologia lança campanha criada pela Havas Lisboa, que aposta no universo do eSports.

Como a doença é o tipo mais comum de câncer em jovens portugueses (entre 15 e 35 anos), a entidade juntou-se aos principais gamers em Portugal - conhecidos como PedroTim23, Tuga810, Marley 1904, Meck 90, Psylocke22, Daizer e Ric Fazeres - para abordar o assunto.

A partir do conceito "Real life tutorial", os jogadores estão publicando vídeos (assista a alguns deles, abaixo) e outros conteúdos nos seus canais de YouTube, Twitch e Instagram, que inicialmente parecem ser apenas mais um tutorial sobre drible.

Porém, os filmes revelam que, apesar da narração e dos movimentos serem iguais aos de um drible, o que se ensina não é para ser usado no game, e sim, para "fintar um adversário muito comum nos jovens dos 15 aos 35 anos, o câncer de testículo."

No final, os jovens são convidados a repetir aqueles movimentos de forma regular no seu dia-a-dia e recebem a orientação de procurar um médico, caso encontrem alguma alteração.

A Havas Portugal promoveu a parceria com os gamers. A iniciativa contou com o apoio científico da Associação Portuguesa de Urologia.

Ficha Técnica:

Agência: Havas Lisboa