Recapitulando março

Balcões, Nobel da Arquitetura, Gambino e Pinguins

01.04.20

Não haverá outro mês como março, quando o novo coronavírus atingiu o mundo na forma de pandemia, anúncio feito pela OMS no dia 11 (veja aqui). Com a adoção do isolamento social, medida recomendada pela entidade como a principal forma de conter o avanço da doença, chamada de covid-19, diversas regiões do planeta fecharam as portas de empresas, levando seus funcionários a atuarem remotamente.

A pandemia continuará a desafiar governos, companhias e populações por mais tempo, embora não seja possível prever até quando. O Clubeonline tem acompanhado o impacto da covid-19 sobre a economia e o mercado de comunicação, desde fevereiro.

Selecionar fatos, acontecimentos ou experiências que ajudem a inspirar ou que gerem insights, como fizemos nos dois meses anteriores (janeiro e fevereiro), seria difícil já que, depois de um mês como março, "coronavírus" se tornou um tema quase único. Mas reunimos alguns. Vamos abrir a lista, porém, com um movimento nascido por causa da covid-19.

- Isoladas em suas casas, com confinamento severo após a grave escalada da doença na Itália, diversas pessoas foram a balcões, varandas e janelas para se apoiarem com música. O fenômeno se repetiu na Espanha (vídeos mais abaixo). E em outros lugares, dos EUA ao Brasil, homens, mulheres e crianças se juntaram para mostrar solidariedade ou pelo canto ou por palmas, dirigidas uns aos outros ou aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

- Pela primeira vez, em 41 anos de história, o Pritzker, espécie de Nobel da Arquitetura, conferiu seu cobiçado prêmio a mulheres. As ganhadoras foram as irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara, da Grafton Architects. Com mais de 40 anos de carreira, as duas arquitetas – que também são professoras - têm em sua trajetória diversos campus de faculdades e escolas, entre eles a Universita Luigi Bocconi (Milão, 2008). A universidade foi premiada como o Edifício Mundial do Ano no Festival Mundial de Arquitetura 2008, em Barcelona. Yvonne e Shelley foram responsáveis ainda pela Bienal de Veneza 2018. O júri do Pritzker explicou que o prêmio foi atribuído à dupla “pela integridade na abordagem de todos seus edifícios, bem pela maneira como conduzem a atividade, pela crença na colaboração, pela generosidade com os colegas, especialmente como foi evidenciado em eventos como a Bienal de Veneza 2018, pelo compromisso incessante com a excelência na arquitetura, pela atitude responsável em relação ao meio ambiente, pela capacidade de ser cosmopolita e abraçar a singularidade de cada lugar em que trabalham”.

- Ganhador de um dos GPs da categoria Entertainment For Music no Cannes Lions do ano passado, Childish Gambino (na verdade, um projeto do ator, produtor e roteirista Donald Glover) volta a causar buzz no mundo da música. Se o clipe de “This is America” fez pessoas do planeta inteiro comentarem as cenas que abordavam preconceito racial e violência policial, agora ele repercute pelo lançamento de um álbum inteiro, 03.15.20. No Guardian, o trabalho é chamado de “recompensa gloriosa” da evolução musical de Childish Gambino. O álbum combina hip-hop industrial, funk, eletrônico, e demonstra influências de Prince e Pink Floyd. Seu lançamento foi surpreendente e também causou barulho. As músicas começaram a ser transmitidas em um site do ator (www.donaldgloverpresents.com) - que é o nome de uma coleção que tem com a Adidas -, depois, entraram em plataformas de streaming. Um vídeo único contém todo o trabalho. Chegou-se a pensar que o trabalho tinha sido vazado. As faixas não têm nome (exceto duas canções). Elas são identificadas pela minutagem em que começam. E, se alguém quiser entender o título do álbum, basta checar a data de lançamento. Vale destacar que uma das canções, “Algorythm”, que foi criada antes, sendo executada na turnê de “This is America”, foi usada em um comercial do Google Pixel, como destacou a Rolling Stone (veja aquiaqui).

- Depois de gatinhos fofos e pandas desastrados, que tal pinguins curiosos? O Shedd Aquarium, de Chicago, fechou suas portas, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias na luta contra a covid-19. Mas aproveitou que ficou vazio e liberou os pinguins que vivem lá para transitarem pelo espaço. Os vídeos dos passeios, que foram exibidos primeiro no Twitter, rapidamente viraram sucesso na internet. Os pinguins entraram também na campanha de arrecadação de fundos para manter o aquário, que ficará fechado até 30 de abril – ou mais; vai depender da evolução da pandemia.

Leia também o Recapitulando de janeiro e de fevereiro.

Recapitulando março