arrow_backVoltar

Rio2C

De volta, evento terá 10 palcos e mais de 250 painéis

20.04.22

Após dois anos de intervalo, por causa da pandemia, o Rio2C retoma suas atividades. Com uma programação vasta, o evento dirigido para a indústria criativa vai ocupar a Cidade das Artes entre os dias 26 de abril e 01 de maio. Esta edição terá dez palcos com temáticas variadas e transversais voltadas às áreas de tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, novas mídias, marcas, sustentabilidade e futuro do trabalho, entre outras. São mais de 250 painéis.

Os organizadores apostam na força do encontro presencial, já que a essência do evento é “ser um lugar de troca de experiências e de fomento de ideias in loco”. A espinha dorsal do Rio 2C é a mesma de anos anteriores, dividindo-se entre os pilares conferência, mercado e festival, mas em 2022 novos assuntos e seções foram acrescentados à programação (a grade completa pode ser conferida aqui).

Os palcos são: Global Stage, Storyvillage, Brainspace, House of Brands, Screening Room, New Frontier, Cyberstage, Soundbeats, Future U e Biodom.

Entre os painéis, alguns destaques são: “Antes do Brasil da coroa, existe o Brasil do cocar”, com o DJ e produtor musical Alok e a líder indígena Celia Xacriabá que debatem a urgência em compreender o passado, as tradições e a sabedoria dos povos originários; “Futuro do Entretenimento”, com Marcelo Castello Branco (CEO da União Brasileira dos Compositores) e os franceses Bertrand Chaverot (diretor da Ubisoft) e Sylvie Forbin (vice-diretora geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual), que apresentará dados inéditos sobre o impacto da covid-19 nas indústrias criativas; “Entre Ritmo e Poesia”, um encontro entre Criolo e Mano Brown; “O Poder da Indústria Criativa na Transformação das Cidades”, com o americano Shain Shapiro (diretor executivo do Center for Music Ecosystems e fundador da empresa Sound Diplomacy), que defende que a música é uma ferramenta poderosa para cidades, governos e lugares impulsionarem o crescimento econômico de suas comunidades; “A Força da Criatividade Preta”, com Ary Nogueira (sócio e diretor de criação da Gana), Patricia Garrido (diretora de marketing do Nubank) e Raull Santiago (CEO e fundador da Brecha); “Caminhos para uma Economia Biodiversa”, com os cientistas e gestores de bioeconomia Hannah Simmons (ERA), Ismael Nobre (Amazônia 4.0) e Mário Frota Jr. (Regenera Moléculas do Mar), que vão falar sobre os progressos e as novas possibilidades para o futuro vindas da bioeconomia, cujo papel é promover a integração entre os sistemas biológicos e as novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis; e um bate-papo entre o brasileiro Beto Skubs, do time de roteiristas de “Grey’s Anatomy” desde 2021, e a americana Kiley Donovan, que, além do roteiro, assina a produção executiva da série (eles vão contar como são as etapas de produção de um episódio, da sala de roteiro à produção final).

Mercado

Voltada à realização de negócios nos setores de audiovisual, inovação e música, a área de mercado do Rio2C foi uma das principais responsáveis pela movimentação de mais de R$ 250 milhões na última edição presencial antes da pandemia. Na parte destinada ao audiovisual, o evento deste ano terá mais players. Em 2019, foram promovidas 1537 reuniões entre profissionais do setor, gerando mais de R$ 180 milhões em projetos firmados naquele ano, segundo a organização.

Desta vez, o evento terá a participação de 208 players, incluindo mais de 30 empresas internacionais inéditas. Será a oportunidade de fechar parcerias para projetos originais nos segmentos de ficção, documentários/factual e kids, em diversos estágios de produção.

Uma das novidades desta edição é a presença de distribuidoras de cinema, que procuram conteúdo para ser exibido nas telonas do país. Também estarão no Rio2C empresas do mercado editorial e de games interessadas em negociar propriedades intelectuais a serem adaptadas para o formato audiovisual.

Estão confirmados executivos de companhias como Warner Media, Red Bull Studios, Star+, Amazon Studios, Netflix, Globoplay, Discovery, Paris Filmes e Sony Pictures, Viacom International Studios e The Walt Disney Company. A lista completa de players pode ser vista aqui.

Rio2C

/