Sherwin-Williams, ConAgra e NL Industries

ANA quer que Suprema Corte assuma processo

22.08.18

A entidade norte-americana Association of National Advertisers (ANA) e a firma de advocacia sem fins lucrativos Atlantic Legal Foundation atuaram como “amigo da corte” (um terceiro que intervém no processo para oferecer à Justiça sua perspectiva sobre a questão) ao solicitar à Suprema Corte dos Estados Unidos que assumisse um caso no qual o estado da Califórnia ordenou a Sherwin-Williams e outras marcas da indústria de tintas que pagassem mais de US$ 1 bilhão para ajudar a erradicar os riscos à saúde pública por conta da tinta à base de chumbo nos lares.

No informe divulgado pela ANA em seu blog, a Atlantic Legal Foundation argumenta que a decisão judicial de novembro do ano passado, de ordenar a Sherwin-Williams, a ConAgra e a NL Industries a pagar um fundo "para ser usado para abater o incômodo público criado pela pintura residencial residencial de chumbo" é uma "violação importante da Primeira Emenda e uma ameaça para anunciantes de todos os tipos."

Em 2014, um tribunal de primeira instância julgou essas três empresas responsáveis ​​pelos riscos à saúde causados ​​pela tinta à base de chumbo usada em várias casas da Califórnia no início do século XX.

No ano passado, os juízes confirmaram essa decisão, embora tenham reduzido um pouco seu alcance, observando que milhares de crianças de baixa renda e minorias na área de Los Angeles têm encontrado regularmente níveis elevados de chumbo no sangue.

De acordo com o resumo do amicus curie, no entanto, este "caso está centrado na publicidade e ameaça corroer os direitos de todas as empresas de comercializarem seus produtos com base nas informações disponíveis no momento."

"O tribunal da Califórnia impôs retroativamente milhões de dólares de prejuízos à Sherwin Williams aplicando os padrões científicos de hoje a peças publicitárias que foram publicadas décadas atrás", defende Dan Jaffe, do grupo de relações governamentais da ANA.

Jaffe argumentou que esse precedente poderia exigir que todas as empresas cujos produtos “poderiam causar um problema” adquirissem seguro adicional, cujos custos seriam então repassados ​​ao consumidor.

"O tribunal de primeira instância da Califórnia e o Tribunal de Recurso da Califórnia responsabilizaram a Sherwin-Williams e outros fabricantes de tintas por 'incômodo público' baseado em um anúncio da Sherwin-Williams publicado uma vez em 1904 no Los Angeles Times e San Diego Union e em US$ 5.000 em doações para uma organização comercial entre 1937-1941 usados para promover melhoria nas tintas, incluindo tinta à base de chumbo, para produtos madeireiros”, diz o documento. "O uso residencial de tinta à base de chumbo era legal na época da publicidade da Sherwin-Williams e da associação comercial".

Leia a matéria da Adweek na íntegra, aqui.

Sherwin-Williams, ConAgra e NL Industries