Spcine + Clube de Criação

Debate sobre raça e gênero também estará no Facebook

27.05.20

Primeiro projeto de parceria entre Clube de Criação e Spcine, empresa de cinema e audiovisual da prefeitura de São Paulo, o webinarImaginários para um Audiovisual Antirracista”, que pretende fazer uma reflexão sobre raça e gênero no setor, acontece nesta quarta-feira, 27, a partir das 17h. No debate, estão as cineastas Day Rodrigues, Petra Costa e Renata Martins, junto com Laís Bodanzky, presidente da Spcine. A mediação é da jornalista Adriana Couto.

Anunciado pelo Clubeonline na segunda-feira 26 (reveja aqui), o webinar tem a proposta de trazer novos olhares que contribuam para a diversidade de raça e gênero no audiovisual brasileiro. O seminário, que vai acontecer no Zoom, tem inscrições gratuitas e abertas, mas para quem não conseguir entrar na plataforma, em função do preenchimento das vagas, a Spcine também transmitirá o debate em seu perfil no Facebook. Nesse caso, o público não poderá enviar perguntas às participantes.

Pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) em 2018, com base nos 142 filmes brasileiros lançados comercialmente em 2016, indicou que apenas 19,7% deles foram dirigidos por mulheres. Nenhuma dessas produções foi dirigida ou roteirizado por uma mulher negra. Em 2019, a Ancine apresentou “Participação Feminina na Produção Audiovisual Brasileira”, que analisou 184 produções lançadas no ano anterior. O levantamento revelou que 22% são produções dirigidas exclusivamente por mulheres, ligeiro aumento percentual em relação a 2016. O estudo, porém, não fez um recorte de raça.

Imaginários para um Audiovisual Antirracista” inicia uma série de debates, gratuitos e abertos ao público, que serão realizados em conjunto pela Spcine e pelo Clube de Criação ao longo do ano. Os temas dos próximos webinars serão divulgados em breve.

Convidada para o debate, a cineasta Day Rodrigues, que dirigiu o episódio “Racismo e resistência” da série “Quebrando o Tabu”, na GNT, diz que, durante o webinar, quer dialogar sobre como o cenário atual e brasileiro contribui para a visibilidade de profissionais e artistas negros e negras. Ela afirma que as narrativas existem, mas a forma como se constroem as políticas públicas para o acesso aos recursos, ou como as produtoras atuam, não dão conta de “manter gerações de cineastas e diretores negrxs com larga cinematografia (de longas-metragens, inclusive)”. Olhar para isso, em suas palavras, é fundamental para debater o Brasil que existe para além das más estatísticas e da violência.

Quem se inscreveu para o seminário (aqui) recebeu instruções para acessar o debate por e-mail.

Conheça as participantes:

Day Rodrigues – Cineasta, documentarista, pesquisadora, escritora, educadora e produtora cultural. Fez parte da equipe de diretores da série “Quebrando o Tabu” (GNT), premiada no New York Festivals TV e Films, em 2019. O episódio “Racismo e resistência”, que dirigiu, foi premiado na MIPCOM Diversify TV Excellence Awards 2019, em Cannes. Entre seus trabalhos estão o curta “Mulheres Negras - Projetos de Mundo”, codirigido por Lucas Ogasawara, premiado Cine PE - Festival Audiovisual, em Recife, em 2017; o documentário “Uma geografia das desigualdades” (2019), realizado pela Oxfam Brasil; e o videoclipe “Papo reto” (2017), da dupla Craca e Dani Nega.

Laís Bodanzky – Formada em Cinema, Laís dirigiu, entre outros filmes, “Bicho de sete cabeças”, exibido no Festival de Locarno em 2001, e “Como Nossos Pais”, selecionado na Mostra Panorama Special do Festival de Berlim em 2017. "A viagem de Pedro", seu próximo longa-metragem, está em processo de montagem.

Petra Costa – É graduada em Antropologia no Barnard College, da Columbia University, e mestra em Psicologia Social na London School of Economics. É autora de “Elena” (2012), que conta a busca pela história de sua irmã, personagem título da obra; de “O Olmo e a Gaivota” (2015), premiado em Locarno e codirigido por Lea Glob; e de “Democracia em Vertigem” (2019), listado pelo NY Times como um dos 10 melhores filmes do ano passado e indicado ao Oscar 2020 na categoria de Melhor Documentário.

Renata Martins – Formada em Cinema e pós-Graduada em Linguagens da Arte pela USP, é criadora da premiada websérie “Empoderadas”. Dirigiu e roteirizou os curtas-metragens – “Aquém das Nuvens” e “Sem Asas”, 2019. Integrou a equipe de roteirista da série, “Pedro e Bianca" e “Malhação Viva a diferença”, ganhadoras do Emmy International Kids Awards.

Adriana Couto (Mediadora) - Apresenta na TV Cultura o Metrópolis, um dos mais tradicionais programas de arte e cultura da televisão brasileira. Na emissora, comandou a bancada de telejornais e fez parte da equipe do programa Faixa Sustentável. Como jornalista, atuou também nos veículos Rádio CBN, TV Sesc e Canal Futura. Em 2016 e 2018, ganhou o Prêmio Comunique-se na categoria Jornalismo Cultural/ Mídia Falada. É diretora do curta documental “O Fervo”.

Spcine + Clube de Criação