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SxSW 2013

Distribuição de conteúdo nos tempos modernos (Fabio Seixas)

15.03.13


Um dos assuntos sobre o qual mais se falou no SxSW é a distribuição do conteúdo, seja de filmes, músicas ou - por que não? - games.



Diferente do passado, quando canais de TV, salas de cinema, rádios e consoles (Nintendo/Atari) eram as únicas opções, hoje contamos com centenas de soluções. Desde as mais conhecidas, como o Vimeo e o Youtube, para vídeos, e o SoundClound para música, bem como outras mais personalizadas como:



• BandPage (www.bandpage.com), plataforma de música para bandas.

• VHX (www.vhx.tv) para filmmakers que querem vender e distribuir seus próprios conteúdos.

• OUYA, um console de games diferente, que foi lançado no Kickstarter e arrecadou $ 8.5 milhões via crowdfunding, prometendo ser um sucesso de vendas. Seu lançamento está previsto para esse ano e deve custar em torno de 99 dólares. Produtores de games independentes podem ter sua conta de desenvolvedor (assim como no iTunes) e ganhar dinheiro vendendo games nessa plataforma.



Aliás, o mais legal de tudo o que foi dito é a possibilidade de distribuição independente. Os americanos estão com um mindset super afinado sobre o tema quando falamos de conteúdo independente (ou não), que se resume em criar sua própria audiência. Para quem não viu e não conhece o case Amanda Palmer, assista a apresentação dela no TED, é uma aula.



Só para se ter uma ideia, aproximadamente 25% dos livros vendidos na Amazon são de escritores independentes. Hoje, os casos de sucesso não são poucos quando falamos de produção de conteúdo independente.



De todas as ferramentas, a mais falada e que vem obtendo muito sucesso para lançar projetos e criar audiência, ao mesmo tempo, é a KickStarter. Para quem tem curiosidade de saber quais são os projetos mais bem sucedidos, e de onde eles são, basta acessar aqui. Lá você encontra informações do tipo: quase 50% dos projetos publicados foram financiados; as categorias mais bem sucedidas são música, artes plásticas e filmes, respectivamente; 22 projetos captaram mais de $ 1 milhão; 28 dólares é a media de investimento por pessoa/projeto.



Além do dinheiro, o mais importante de um projeto lançado via KickStarter é a audiência que você constrói com ele. Sendo bem claro, se o seu projeto consegue financiamento, isso significa que ele tem audiência e que ele é bom de verdade (pelo menos para o público pagante). E esse público deve ser cuidado com carinho, pois é o mesmo que vai apoiar um futuro projeto seu e divulgar o projeto atual. Afinal, quando falamos de audiência e visibilidade de conteúdo é bem melhor e poderoso conseguir  captar 1 milhão de 50 mil apoiadores/entusiastas, do que de uma pessoa só.



Finamente, não esqueçam as outras ferramentas, como Facebook, websites e email mkt para construir público, afinal, esse público é seu e não de um projeto apenas. Monte sua base e essa base vai estar sempre lá quando precisar. A Amanda Palmer conseguiu captar mais de 1 milhão dos 25 mil fãs que ela tinha no Facebook.



PS: O Vimeo lançou no SxSw sua plataforma para produtores. A partir de agora, artistas podem cobrar pelo seu conteúdo. Veja mais aqui.



Links



Livros:



bookbaby.com

amazon.com

kindle.com

ibooks.com



Música:



Bandpage.com

Youtube.com

Vimeo.com

Livenation.com

Soundclound.com

bandsintown.com

avenuelive.com

songkick.com

reverbnation.com

bandcamp.com/



Filmes:



Vimeo.com

Youtube.com

apple.com/appletv/

hulu.com

Netflix.com

Vhx.tv

Xbox

filmbuff.com

vudu.com



Arte:



etsy.com/

http://art.saatchionline.com/



Financiamento:



http://flattr.com/ - Plataforma Social de Financiamento. É sensacional para criativos independentes que precisam compilar, organizar e prestar contas para seus diferentes investidores.



Leia texto anterior deste colaborador aqui.



SxSw por Fabio Seixas

Diretor Executivo da Conspiração Concept.

Núcleo de produção para internet e Novas Mídias da Conspiração



Fábio Seixas é cidadão do mundo. Já morou em Taiwan, China, Estados Unidos e México, entre outros países. É formado pelo Art Institute, nos Estados Unidos, em Mídia Interativa e Web Design, com MBA em Administração pela Universidade Federal da Bahia, especialização em Planejamento de Comunicação pela Miami Ad School e em Digital pela Hyper Island (Master Class).





 


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