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Distribuição de conteúdo nos tempos modernos (Fabio Seixas)
Um dos assuntos sobre o qual mais se falou no SxSW é a distribuição do conteúdo, seja de filmes, músicas ou - por que não? - games.
Diferente do passado, quando canais de TV, salas de cinema, rádios e consoles (Nintendo/Atari) eram as únicas opções, hoje contamos com centenas de soluções. Desde as mais conhecidas, como o Vimeo e o Youtube, para vídeos, e o SoundClound para música, bem como outras mais personalizadas como:
BandPage (www.bandpage.com), plataforma de música para bandas.
VHX (www.vhx.tv) para filmmakers que querem vender e distribuir seus próprios conteúdos.
OUYA, um console de games diferente, que foi lançado no Kickstarter e arrecadou $ 8.5 milhões via crowdfunding, prometendo ser um sucesso de vendas. Seu lançamento está previsto para esse ano e deve custar em torno de 99 dólares. Produtores de games independentes podem ter sua conta de desenvolvedor (assim como no iTunes) e ganhar dinheiro vendendo games nessa plataforma.
Aliás, o mais legal de tudo o que foi dito é a possibilidade de distribuição independente. Os americanos estão com um mindset super afinado sobre o tema quando falamos de conteúdo independente (ou não), que se resume em criar sua própria audiência. Para quem não viu e não conhece o case Amanda Palmer, assista a apresentação dela no TED, é uma aula.
Só para se ter uma ideia, aproximadamente 25% dos livros vendidos na Amazon são de escritores independentes. Hoje, os casos de sucesso não são poucos quando falamos de produção de conteúdo independente.
De todas as ferramentas, a mais falada e que vem obtendo muito sucesso para lançar projetos e criar audiência, ao mesmo tempo, é a KickStarter. Para quem tem curiosidade de saber quais são os projetos mais bem sucedidos, e de onde eles são, basta acessar aqui. Lá você encontra informações do tipo: quase 50% dos projetos publicados foram financiados; as categorias mais bem sucedidas são música, artes plásticas e filmes, respectivamente; 22 projetos captaram mais de $ 1 milhão; 28 dólares é a media de investimento por pessoa/projeto.
Além do dinheiro, o mais importante de um projeto lançado via KickStarter é a audiência que você constrói com ele. Sendo bem claro, se o seu projeto consegue financiamento, isso significa que ele tem audiência e que ele é bom de verdade (pelo menos para o público pagante). E esse público deve ser cuidado com carinho, pois é o mesmo que vai apoiar um futuro projeto seu e divulgar o projeto atual. Afinal, quando falamos de audiência e visibilidade de conteúdo é bem melhor e poderoso conseguir captar 1 milhão de 50 mil apoiadores/entusiastas, do que de uma pessoa só.
Finamente, não esqueçam as outras ferramentas, como Facebook, websites e email mkt para construir público, afinal, esse público é seu e não de um projeto apenas. Monte sua base e essa base vai estar sempre lá quando precisar. A Amanda Palmer conseguiu captar mais de 1 milhão dos 25 mil fãs que ela tinha no Facebook.
PS: O Vimeo lançou no SxSw sua plataforma para produtores. A partir de agora, artistas podem cobrar pelo seu conteúdo. Veja mais aqui.
Links
Livros:
bookbaby.com
amazon.com
kindle.com
ibooks.com
Música:
Bandpage.com
Youtube.com
Vimeo.com
Livenation.com
Soundclound.com
bandsintown.com
avenuelive.com
songkick.com
reverbnation.com
bandcamp.com/
Filmes:
Vimeo.com
Youtube.com
apple.com/appletv/
hulu.com
Netflix.com
Vhx.tv
Xbox
filmbuff.com
vudu.com
Arte:
etsy.com/
http://art.saatchionline.com/
Financiamento:
http://flattr.com/ - Plataforma Social de Financiamento. É sensacional para criativos independentes que precisam compilar, organizar e prestar contas para seus diferentes investidores.
Leia texto anterior deste colaborador aqui.
SxSw por Fabio Seixas
Diretor Executivo da Conspiração Concept.
Núcleo de produção para internet e Novas Mídias da Conspiração
Fábio Seixas é cidadão do mundo. Já morou em Taiwan, China, Estados Unidos e México, entre outros países. É formado pelo Art Institute, nos Estados Unidos, em Mídia Interativa e Web Design, com MBA em Administração pela Universidade Federal da Bahia, especialização em Planejamento de Comunicação pela Miami Ad School e em Digital pela Hyper Island (Master Class).