arrow_backVoltar

SXSW 2024

Empreendedorismo e ativismo do ex-astro da NBA, Dwyane Wade

13.03.24

Considerado uma lenda do basquete norte-americano, Dwyane Wade foi 3 vezes campeão da NBA, é membro do Hall da Fama, medalha olímpica de Ouro e treze vezes NBA All-Star. Fora das quadras desde que se aposentou, em 2019, seu jogo agora é o empreendedorismo e a criação de comunidades.

Com esse propósito, o ex-jogador levou para o palco do SXSW 2024, no início da tarde desta quarta-feira 13, um pouco da história que o colocou no tapete vermelho do Oscar 2024, no último domingo. Ele é o produtor executivo de "The barber of little rock" (assista aqui), que concorreu como "Melhor Documentário em Curta-metragem" (veja os vencedores da edição aqui), através de sua produtora 59th & Prairie Entertainment. O documentário conta a inspiradora história de Arlo Washington, que depois de perder os pais muito jovem, estudou e prosperou como barbeiro, criou a ONG "People Trust Loan Fund" e fundou a "People Trust Community Federal Credit Union", uma alternativa bancária para membros com necessidade de acesso a capital e educação financeira. Ou seja, como Dwyane, está investindo em criar comunidade.

Entrevistado por Tom Foster, editor geral da Inc. Business Media, Dwyane mostrou que, como um bom jogador de basquete sempre de olho nos passes do jogo, está atento à oportunidades de negócios. Sua produtora de entretenimento tem parceria estratégica com a WarnerMedia e a Bleacher Report. Em parceria com a atriz norte-americana Gabrielle Union, com quem é casado e tem a filha caçula, Kaavia, o empreendedor fundou a Proudly, marca de produtos para bebês negros como cuidados com a pele, o cabelo, e fraldas. Sim, a filha foi inspiração. "Sou pai e quero fazer parte da vida dela, estar presente de verdade e fazer direito, mesmo envolvido com outras coisas. As marcas podem nos ajudar, criando produtos que facilitem a vida nos cuidados", disse, sobre a influência da paternidade nos negócios.

Outro negócio de Dwyane é a Wade Cellars, uma parceria com a família Pahlmeyer para a produção de vinhos autênticos e acessíveis, na Califórnia. Mas onde entra a comunidade aqui? Eles criaram o "When we gather"tours e experiências envolvendo chefs e especialistas em vinhos em diversos locais dos Estados Unidos.

E, claro, seguindo a tendência de celebridades que aproveitam os relacionamentos que têm para gerar boas conversas em podcasts, Dwyane lançou recentemente o podcast "The Why", criando um ambiente perfeito para marketing, parcerias e entretenimento.

Em meio a tantas coisas, Dwyane ainda dedica-se a incentivar o ativismo da filha Zaya Wade, influencer na defesa de quem se identifica como queer e que, em fevereiro de 2023, mudou legalmente de nome e gênero. Para quem não está familiarizado, o termo queer já foi um xingamento para homossexuais e travestis nos Estados Unidos, mas hoje é uma identidade que se coloca contra a normalização e as expectativas sociais. Da platéia do SXSW veio o pedido de um conselho para pais que, como ele, lidam com o assunto. "O principal é o amor", afirmou. Aliás, muito em linha com questões trazidas em outro painel desta quarta-feira: "CURRAN CHATS with Tommy Dorfman" (leia aqui).

Questionado sobre o que mais sente falta dos tempos como jogador de basquete profissional, ele disse que, além do salário e da equipe, tanto de dentro quanto de fora das quadras, é "ter controle em meio ao caos, como acontece em algumas jogadas". Para quem está a frente de tantas coisas ao mesmo tempo, parece que ele não perdeu esta habilidade.

A cobertura do SXSW 2024 pelo Clubeonline é um oferecimento exclusivo da Corazon Filmes (@corazonfilmes). 

SXSW 2024

/