SXSW 2024

Queers inovadores valorizam comunidade e pedem investimento

13.03.24

Quando falamos em igualdade de oportunidades precisamos lembrar que, para algumas pessoas, antes de colocar o talento no mundo é preciso sobreviver, se aceitar, conquistar espaço, se esforçar ao máximo para 'compensar' o espaço conquistado, e garantir ambientes seguros para as próprias vidas, ou seja, voltamos ao sobreviver. Isso parece bem claro para os queers inovadores convidados para o painel"Curran chats with Tommy Dorfman", no SXSW 2024. A host é atriz, escritora, diretora, produtora e fundadora da plataforma de lifestyle para o público trans, "Curran" - que é seu nome do meio.

"Passamos por tantas coisas, damos tantos passos para chegar em algum lugar profissionalmente, que aprendemos muito sobre humanidade. E isso é o que trazemos para todos os nossos trabalhos", afirmou Tommy Dorfman, conhecida pelo papel de Ryan Shaver na série do Netflix "13 reasons why" (veja o trailer aqui). Ela estreou este ano como diretora, com "I wish you all the best" (veja o clipe oficial aqui). "É muito difícil ser produtiva quando o mundo parece estar contra você, contra quem você é, como tem acontecido nos Estados Unidos, aqui no Texas." Por outro lado, concordou com outros membros da mesa de que "quando você se abre para o mundo, o mundo se abre para você".

Ben Stokes, criador da empresa "Chasing Rainbows" de fundo de investimentos para o lançamento, crescimento, inovação e liderança de empresas fundadas por LGBTQ+, afirma que o primeiro passo também foi se aceitar exatamente como era. "Eu não reconhecia meu potencial até me aceitar e sei que a autenticidade encoraja outras pessoas a serem quem são". Ele sabe o valor de dar suporte para a comunidade. Mas sabe também que é preciso recursos, por isso fundou a plataforma de venture capital em 2021.

Professora e palestrante da Spelman College e co-fundadora da LGBT VC, empresa global sem fins lucrativos com o objetivo de ajudar a comunidade LGBTQ a prosperar, Tiana Tukes dedica seu tempo ensinando as pessoas a investirem para se desenvolverem e ganharem liberdade financeira. Para se blindar dos haters, tenta não absorver o ódio, faz meditação e oração. E se cerca de um grupo de amigos com os quais sabe que pode contar. Ela lembra que entre os poderes dos trans está o de aprender a amar muito cedo. "As vezes não encontramos amor nem mesmo em nossas famílias, simplesmente por sermos quem somos, e muito cedo temos que aprender a amar. Então, podemos também ensinar a amar", diz. A fala vai ao encontro da declaração do empreendedor e ex-astro da NBA, Dwyane Wade, na tarde da mesma quarta-feira, 13, no SXSW 2024, sobre que conselho daria para pais que, como ele, tem filhos queer - ele é pai de Zaya Wade. Ele disse que "o principal é o amor". (leia a matéria na íntegra aqui).

Voltando à Tina Tukes, perguntada sobre como a sociedade pode ajudar os LGBTs, ela é direta: "wire & hire. Wire money and hire people trans", ou seja, invista em e contrate pessoas trans.

A música P1nkstar, mexicana que migrou para Austin, no Texas e que vive de performances, lembra que, como ela, muitas pessoas da comunidade são freelancers. E vivem a insegurança de não ter uma garantia. Mas é na própria comunidade que se protege e protege os outros. "Com minha mentalidade mexicana, de quem viveu em um país onde o governo não toma conta do povo, sei que temos que cuidar uns dos outros", ressalta. "E é a luta dessas pessoas que me move".

P1nkstar está no documentário "I need space", uma iniciativa de quatro diretores que está em construção há 2 anos no Instagram. Entre elas, a queer Ivy Wei Chiu. "É um documentário guiado pela curiosidade. Não queremos ser autoritários dizendo o que pensamos, mas queremos ouvir o que as pessoas querem dizer", diz. Para ela, seu papel como cineasta "é destacar e dar voz a outras pessoas que estão lutando pelos seus direitos". E lembra que o mais importante nesta luta diária é ter consciência da própria humanidade que inclui cometer erros, ter paciência, dar pequenos passos, tomar água, se conectar com a natureza e os amigos, dormir bem (o que assume não fazer) e saber que é impossível agradar a todos.

A cobertura do SXSW 2024 pelo Clubeonline é um oferecimento exclusivo da Corazon Filmes (@corazonfilmes).

SXSW 2024