The Billion Color Film

Comercial da R/GA para Samsung tem 1 bilhão de cores

07.06.17

Para promover a nova QLED TV, da Samsung, que possui a capacidade de exibir 1 bilhão de cores diferentes, a R/GA criou um comercial usando 1 bilhão de cores (assista abaixo).

A equipe foi a Paris, "Cidade da Luz", e captou cenas ao amanhecer, para mostrar como as luzes afetam a cor.

"A luz em Paris é realmente bonita", diz Eric Jannon, diretor executivo de criação da R/GA, que morou em Paris por 17 anos. "Você tem diversos tipo de arquitetura, água, muitas luzes no meio da cidade".

A agência criou um algoritmo que contou as cores no filme e mapeou-as em um cubo 3-D contendo 1 bilhão delas, que o modelo da televisão consegue exibir.

Cada cena foi feita com uma paleta específica de cores. Então, na pós-produção, a R/GA executou o filme por meio do algoritmo, o que permitiu que a equipe restaurasse as cores perdidas no processo de produção.

Mas foi mais do que substituir a cor, segundo Michael Hirsch, que comanda a área de ciência de dados na R/GA. Eles não queriam apenas um número cumulativo, mas uma referência a todas as cores, no filme.

"Os valores extremos - os pretos profundos e os brancos super brilhantes - são imperceptíveis de muitas maneiras para o olho humano", diz Hirsch. "Os algoritmos de compressão aproveitam essas imperfeições e tentam simplificar o espaço de cores, calculando a média. Então, o que você vê, se você olhar para esta estrutura de dados que criamos, quase parece com queijo suíço, de certa forma. Há esses pequenos buracos onde as cores foram removidas, mas o que procuramos fazer, e conseguimos com sucesso, foi preencher esses buracos de volta".

Veja o making of da produção, aqui.

Leia a matéria da Adweek na íntegra aqui.

Ficha Técnica:

Client – Samsung
Agency – R/GA
Eric Jannon – Group Executive Creative Director, R/GA
Chris Northam – Group Executive Creative Director, R/GA
Oriel Davis-Lyons – Associate Creative Director, R/GA
Beth O’Brien – Associate Creative Director/Executive Producer, R/GA
Kim Edwards – Executive Producer R/GA
Simon Ludowyke – Group Account Director, R/GA
Tom Morton – SVP Strategy, R/GA
Aaron Harridge – Senior Strategist, R/GA
Jenna Halliday – Executive Project Manager, R/GA