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US$ 110 bilhões para a NFL

Liga faz acordo histórico, com Amazon e streaming

19.03.21

A NFL, liga de futebol americano, agitou os negócios da mídia com o bilionário acordo de direitos de transmissão anunciado na quinta-feira, 18. Eles começam a valer em 2023, vão durar 11 temporadas e devem render em torno de US$ 110 bilhões para a entidade esportiva, segundo estimativas do mercado. Os contratos foram, na verdade, renovados, mas um dos parceiros conquistou um novo status, a Amazon. Com a nova configuração, a NFL afirma que os fãs terão o maior acesso aos jogos já vistos em sua história.

Além da Amazon - que estabeleceu novos termos para o serviço Prime Video -, os direitos foram negociados com CBS, ESPN/ABC, Fox e NBC. Esses acordos incluem as plataformas de streaming das TVs. Valores não foram revelados.

Em comunicado, a NFL informa que expandiu sua pegada digital para atingir um público mais amplo, sem deixar de manter seu compromisso de exibir jogos na TV linear. Foram definidos também os direitos de transmissão do Super Bowl, a grande final do campeonato de futebol americano.

"Esses novos acordos de mídia fornecerão aos nossos fãs um acesso ainda maior aos jogos que eles amam. Estamos orgulhosos de aumentar nossas parcerias com as empresas de mídia mais inovadoras do mercado", declarou Roger Goodell, que comanda a NFL. Ele afirmou que a negociação feita com essas empresas representa “uma era de estabilidade sem precedentes para a liga".

Os parceiros da NFL fecharam os seguintes direitos:

Amazon – É o primeiro pacote all-digital da NFL. O negócio foi fechado com o Amazon Prime Video, que transmitirá com exclusividade os jogos da “Thursday Night Football”. A NFL e a Amazon fizeram parceria pela primeira vez para as partidas de quinta-feira para a temporada de 2017, mas elas também eram exibidas na TV. Atualmente, a Fox tem o direito de transmitir os jogos da quinta-feira.

CBS – Negociou um acordo multiplataforma. Ela mantém os direitos do pacote da American Football Conference (AFC) para os jogos da tarde de domingo. Eles serão transmitidos pela TV e pela Paramount +, o principal serviço de streaming da ViacomCBS. A CBS é a parceira de mídia mais antiga da NFL, tendo começado a exibir as partidas da liga em 1956.

ESPN/ ABC - Continua como parceiro de TV para a série mais assistida a cabo, a Monday Night Football. A ABC adquiriu os direitos de transmitir dois Super Bowls, juntamente com jogos exclusivos da temporada regular. Os assinantes da ESPN + poderão ver um jogo da International Series a cada temporada. O acordo permite à ESPN a oportunidade de transmitir simultaneamente todos os jogos da ABC e ESPN no ESPN +.

Fox – Renovou contrato para o pacote National Football Conference (NFC), com jogos de domingo à tarde. Detém esses direitos desde 1994. Agora, expandiu seus direitos digitais, incluindo seu serviço AVOD Tubi para entregar programação da NFL em plataformas digitais. O “America's Game of the Week” foi o programa mais assistido em toda a televisão nas últimas 12 temporadas.

NBC - O Sunday Night Football, o programa nº 1 do horário nobre de domingo na TV americana há 10 anos consecutivos, continuará a ser produzido pela NBC Sports. Além de transmitir os jogos de domingo à noite, o Peacock, streaming da NBCUniversal, entregará um feed exclusivo de um número selecionado de partidas ao longo do contrato. É parceira da liga desde 2006.

De acordo com Mike Hopkins, vice-presidente sênior da Amazon Prime Video e Amazon Studios, os jogos da NFL são a programação ao vivo mais assistida nos Estados Unidos. "Este pacote sem precedentes do Thursday Night Football oferece a dezenas de milhões de membros novos e usuários já existentes acesso exclusivo para assistir futebol ao vivo no Prime Video", comemorou.

O Super Bowl ficou dividido entre CBS, Fox e NBC deste modo (a ABC detém direito ainda a duas edições antes do novo acordo passar a valer):
- CBS - 2023, 2027, 2031
- Fox - 2024, 2028, 2032
- NBC - 2025, 2029, 2033
- ESPN/ABC - 2026, 2030

O Hollywood Reporter mostrou as análises do mercado financeiro a respeito do novo acordo. O pacote mais robusto fechado com a Amazon foi um dos destaques. Pelo novo acordo, a companhia teria acertado o pagamento de US$ 1 bilhão por ano para ter a exclusividade das partidas de quinta-feira.

Para Peter Supino, da Bernstein, empresa de gestão de investimentos, os novos acordos representam "uma vitória dolorosamente cara para a mídia em sua luta para preservar o modelo de negócios esportivos enquanto reforçam suas plataformas de streaming". Sobre a Amazon, ele disse que antes suas transmissões tiveram um custo relativamente modesto. "Adquirir os jogos de quinta-feira à noite por US $ 1 bilhão ao ano é um passo histórico que deve destruir qualquer esperança de que as emissoras sejam sempre as melhores compradoras dos direitos esportivos."

Benjamin Swinburne, analista do Morgan Stanley, ponderou que o público pode estar mudando para o streaming, mas o pacote linear continua sendo a base financeira da NFL. Segundo ele, os acordos firmados agora tentam fazer a liga migrar para o streaming ao dar aos parceiros de transmissão os direitos digitais referentes e prazo (cerca de 11 anos) para que eles administrem essa mudança.

US$ 110 bilhões para a NFL

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