arrow_backVoltar

Vagão das mulheres

Artistas ilustram metrô no Rio, em criação da Almap para Visa

03.11.20

Com o objetivo de ajudar no combate à violência contra a mulher, a Visa e o MetrôRio, que são signatárias da ONU Mulheres, adesivaram 20 vagões destinados ao público feminino.

Linoca Souza (ilustradora e artista visual), Lune Carvalho (ilustrador e designer) e Jana Glatt (designer), que atuam em questões relacionadas a gênero, foram convidados para desenvolver ilustrações em nove painéis artísticos que dão visibilidade ao crime de importunação sexual.

A ideia é chamar a atenção para a existência do vagão das mulheres (nos dias úteis, das 6h às 9h e das 17h às 20h).

Quando um homem embarca no carro feminino, ele é informado sobre a legislação e convidado a sair imediatamente por funcionários do metrô. Em caso de desobediência, os agentes podem acionar a Polícia Militar e registrar a ocorrência na delegacia.

"Esse projeto permite, ao mesmo tempo, uma melhor sinalização do carro das mulheres, um aumento da conscientização sobre diversidade e questões de gênero, e abre espaço para artistas de muito talento mostrarem seu trabalho a muitas pessoas", ressalta o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.

"Quando o MetrôRio dividiu conosco o desafio, entendemos a importância de trabalhar nessa sinalização, mas também a oportunidade de levar uma mensagem de inspiração sobre a pluralidade da mulher brasileira. Por isso, escolhemos artistas que simbolizam isso", diz Camila Novaes, gerente de Marketing da Visa do Brasil e líder do Comitê de Inclusão & Diversidade da empresa.

A campanha tem criação da AlmapBBDO.

 

Vagão das mulheres

/