arrow_backVoltar

Waterbear

Chega ao país streaming voltado à preservação da natureza

10.12.21

O serviço de streaming WaterBear, voltado à preservação do meio ambiente, chegou ao Brasil nesta semana com um amplo catálogo gratuito de produções originais sobre sustentabilidade, biodiversidade, ação climática e moda sustentável. Lançada no ano passado, a plataforma já realizou mais de 30 filmes e fez a curadoria de mais de mil documentários premiados, que agora passam a ser disponibilizados em 194 países.

O serviço foi criado por Ellen Windemuth, produtora executiva de “Professor Polvo”, documentário vencedor do Oscar 2021. A WaterBear busca abrir caminhos para a conscientização e para ação coletiva por meio de conteúdos baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A plataforma tem três pilares: fazer o público assistir às produções, promover a conexão entre pessoas, ONGs e ativistas e inspirar a tomada de ações.

Uma das produções que integra o portfólio é “Tree of Plenty”, documentário feito em parceria com a Natura &Co sobre a ucuuba, árvore amazônica ameaçada de extinção que passou a ser cuidada por uma associação de mulheres da região. A espécie se tornou símbolo de abundância e fonte de geração de renda para as comunidades locais. O curta mostra a importância da semente de ucuuba, que a Natura transformou em produto inovador.

A companhia estimulou a preservação da árvore. Só em 2016, uma área equivalente a 150 campos de futebol foi conservada na região com o aproveitamento dessa espécie na indústria cosmética.

"Estamos muito entusiasmados com a chegada da WaterBear ao Brasil, que passa a ampliar ainda mais a nossa missão de gerar impacto global por meio de histórias. Estamos ansiosos para seguir curando e produzindo documentários que se relacionam com as questões mais urgentes no Brasil e no mundo, empoderando as pessoas com soluções e ferramentas para fazer a diferença", declarou Ellen Windemuth, CEO da WaterBear.

Para Marcelo Behar, vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos de Natura &Co, a parceria com a WaterBear representa mais uma oportunidade para transformar as metas de sustentabilidade do grupo em realidade e estimular as pessoas a agir. "A perda da biodiversidade é hoje uma das grandes ameaças ao futuro do planeta, ao lado das mudanças climáticas e o aprofundamento da injustiça social. O mundo se aproxima do momento em que a Floresta Amazônica chegará a seu ponto de inflexão, a partir do qual não conseguirá mais se regenerar. Por isso, é preciso agir rápido e coletivamente”, alertou. A Natura & Co acredita que o lançamento global da WaterBear irá contribuir para ampliar a conscientização e inspirar as pessoas à ação.

Para se inscrever no WaterBear, é preciso acessar o site da plataforma, que também dispõe de app.

Waterbear

/