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Xô crise!

Retração no consumo é menor do que em 2015

06.07.16

A retração no consumo no primeiro trimestre de 2016 foi menor do que a ocorrida no mesmo período de 2015, segundo o estudo Consumer Insights, da Kantar Worldpanel.

Os brasileiros reduziram a frequência de compra de maneira não tão agressiva como no passado (1,7%), ao mesmo tempo em que o volume por viagem registrou ligeiro crescimento (0,4%). A classe C passou a contribuir positivamente em volume, enquanto a queda de frequência se concentrou nas classes D e E.

Diversas regiões voltaram a registrar crescimento em volume e valor, em especial o Grande Rio de Janeiro e a Grande São Paulo, que também cresceram em frequência.

O Grande Rio teve aumento de 7% em unidades, 20% em valor e uma visita a mais no ponto de venda. A Grande São Paulo apresentou alta de 5% em unidades, 12% em valor e duas visitas a mais no PDV.

Alimentos e bebidas foram os responsáveis pelo aumento do consumo no primeiro trimestre deste ano. 'Higiene/Beleza' foi a única área a apresentar retração em valor.

Os alimentos mais escolhidos no período, de acordo com o índice CRP (penetração x frequência de compra) foram molho para salada, creme de leite e cream cheese. Entre as bebidas, suco congelado, leite fermentado e cerveja.

Entre os que mais deixaram de entrar nos carrinhos dos brasileiros estão petit suisse, sanduíches prontos, óleos especiais, bebidas à base de soja, cappuccino e suco pronto.

Segundo a Kantar, o público está deixando de lado saídas para lanchonetes, restaurantes e bares, e por isso tem apostado em categorias que servem de base para o preparo de pratos. No primeiro trimestre de 2016, ingredientes como chocolate culinário, farinha de trigo, margarina, creme de leite e leite condensado foram mais comprados, em unidades.

O Consumer Insights revela ainda que os brasileiros estão consumindo cada vez mais itens zero lactose. A penetração desse tipo de produto em março de 2014 era de 5%. No mesmo período de 2015, foi a 7%. Neste ano, o índice chegou a 12%.

 

Xô crise!

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