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#10yearchallenge

Marcas aderem ao desafio dos 10 anos

16.01.19

Algumas brincadeiras da internet se tornam quase irresistíveis para as marcas. Com o desafio dos dez anos (#10yearchallenge ou #10yearschallenge), que se multiplica pelas redes sociais, não seria diferente.

Por aqui, a Africa aderiu ao meme com o cliente Heinz no Instagram. Na legenda, a observação: “a única diferença entre um Heinz e outro? A data de validade”. O app 99 estampou em sua página no Facebook o seu desafio. A mensagem: “Em 2009 pedir um carro era complicado”.

O Instagram foi a rede escolhida pela Editora Rocco, que apresentou a capa do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” de 2009 ao lado da atual edição, perguntando a seus seguidores qual a preferida.

O Twitter foi a opção do Xbox, que sublinhou em seu perfil que está “esperando pelos próximos dez”. A Lego da Austrália exibiu as diferenças de suas peças nessa década. Ou seja, nenhuma. E destacou em sua página no Facebook que “criatividade não envelhece”.

Já surgiram alertas na mídia sobre eventuais utilizações das imagens marcadas pelos usuários com as hashtags do desafio dos dez anos. Em texto publicado na Wired, Kate O'Neill, fundadora da KO Insights e autora dos livros Tech Humanist e Pixels and Place: Connecting Human Experience Across Physical and Digital Spaces, aponta para a possibilidade dos dados gerados serem empregados no treinamento de algoritmos de reconhecimento facial associados ao avançar dos anos (leia o artigo aqui).

Na quarta-feira, 16, o Facebook respondeu a Wired, via Twitter, que a brincadeira dos dez anos é um meme que surgiu da comunidade, não sendo algo criado pela rede. Seria, portanto, sinal de que as pessoas estão apenas se divertindo no Facebook.

#10yearchallenge

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