Agora também na Apple Store!

38º Anuário está pronto e ganhou versão digital

21.09.14

No final do primeiro dia do Festival do CCSP, aconteceu o lançamento do 38º Anuário. A novidade é que agora o Anuário está disponível também em versão digital, para tablets, totalmente interativa.

Já a versão clássica, no papel, ganhou este ano formato de “moleskine” e também traz inovações em sua diagramação, dando a possibilidade do dono do livro fazer anotações e comentários. "Logo de cara pensei num moleskine, porque adoro esses caderninhos exatamente para poder anotar, desenhar, rabiscar o que quero", conta Marcos Medeiros que, ao lado de André Kassu, assina o trabalho de criação do 38º. Sim, trata-se de uma dupla de criação e não apenas de um diretor de arte, fato que aconteceu anteriormente apenas uma vez, na história do Clube, em Anuário assinado em conjunto por Tetê Pacheco e Jarbas Agnelli.

Fernando Carreira e a equipe da Nextpage são os responsáveis pelo desenvolvimento da versão digital.

“O Anuário registra a história da propaganda no Brasil: esse é o ponto principal deste trabalho, e as agências devem investir nisso para manter essa história viva”, sublinhou Kassu.

Medeiros reforçou que um dos aspectos divertidos das versões digital e impressa é o fato de os leitores poderem agora não só registrar seus comentários sobre os trabalhos premiados como até riscar o prêmio recebido e escolher outro, tanto rebaixando quanto valorizando a peça. Tudo ao gosto do freguês.

A versão impressa foi toda feita em nanquim e caneta hidrocor. Isso porque Marcão sempre fez caricaturas como hobby. "Foi um grande prazer trazer este hobby para o projeto", comentou Medeiros.

O presidente do CCSP, Fernando Campos, explicou como será a dinâmica da distribuição dos livros aos sócios do Clube. Todos terão de escolher: ou ganham a versão impressa ou a digital. Vale lembrar que a versão impressa não virá com DVD. O DVD não existe mais. E se o sóco quiser as duas versões, terá de pagar por uma delas cerca de 150 dólares.

"Não achamos justo acabar de vez com a versão impressa, já que acreditamos que esta seria uma decisão muito radical e que deixaria muitas 'viúvas'. Fora que a maioria de nós adora papel, adora poder folhear, poder ler um livro. Mas muitos de nós também recebiam o livro e o deixavam fechado na prateleira, o que não faz sentido. Então, agora, oferecemos as duas opções e cada um escolhe a que preferir".

Para quem for questionar o valor da versão digital, é bom lembrar que ela tem também um custo alto e, portanto, terá de ser paga pelos não sócios e pelos que optarem pelo papel mas também desejarem ter a versão digital, que, vale ressaltar, foi programada na horizontal e na vertical.

A versão digital já está disponível para Android (aqui) e também na App Store (aqui). Depois de baixado o aplicativo, o sócio deverá usar como login seu CPF e como senha os quatro primeiros números do seu CPF. Essa senha poderá ser modificada posteriormente. Os que quiserem a versão em papel, devem enviar email para ccsp@ccsp.com.br e pedir o seu livro, que será enviado por correio.

O Anuário está menos grosso porque as peças que ganharam prêmios em mais de uma categoria são exibidas apenas uma vez, tendo ao seu lado o histórico de Estrelas conquistadas. "Dessa forma, fica menos cansativo e valoriza o trabalho premiado, já que fica claro o número de Estrelas que aquela ideia ganhou", ressalta Medeiros.

O Anuário está repleto de caricaturas impagáveis dos jurados (ao todo 90), todas assinadas por Marcos Medeiros.

A apresentação teve mais uma surpresa, além da estreia da versão digital: a participação de um mímico, que 'interpretou' texto lido por Fernando Campos sobre a estreia do novo suporte.

Kassu e Medeiros fizeram questão de ressaltar a importância de Eduardo Lima, ex-presidente do Clube de Criação, no processo. Afinal, foi Lima quem deu o sim para a proposta conceitual da dupla, ano passado.

Não sócios interessados em adquirir o Anuário devem ligar para 11 3030-9322 ou enviar email para ccsp@ccsp.com.br. Mas pense bem: você como sócio ganha o Anuário e ainda entra no Festival do CCSP de graça, fora outros benefícios. Então, faça as contas e veja como a melhor opção é se associar!

AppStore para iPad:

Google Play para Android:

Agora também na Apple Store!