Antes da abertura dos envelopes

Folha afirma que tinha resultado de licitação do BB

25.04.17

O jornal Folha de S.Paulo publicou nesta quinta-feira (25) matéria (leia aqui) em que afirma ter antecipado o nome da agência primeira colocada na etapa técnica da licitação promovida pelo Banco do Brasil, quatro dias antes da abertura dos envelopes com os resultados, fato que só ocorreu na manhã desta segunda-feira, 24.

Com 91,58 pontos, a MultiSolution lidera a fase técnica da concorrência (leia aqui). Segundo a Folha, a informação de que a agência seria vencedora, "vazada" para o jornal, foi registrada em cartório pelo veículo na quinta-feira (20) e também publicada por meio de um "anúncio cifrado" (veja abaixo) nos classificados.

O jornal afirma ainda que, de acordo com informação que obteve, "houve direcionamento dentro da estatal para garantir que a Multi Solution estivesse entre as contratadas pelo Banco do Brasil."

Procurado pelo Clubeonline, o Banco do Brasil enviou o seguinte posicionamento:

"Em relação à reportagem publicada nesta terça-feira (25) sobre o processo de licitação para contratação de agências de publicidade, o Banco do Brasil esclarece que:

I – O processo de licitação para escolha das novas agências de publicidade não está finalizado e obedece rigorosamente a legislação. A definição das classificadas seguiu critérios técnicos, conforme parâmetros previstos em edital público.

II – Para que não pairem dúvidas, o Banco do Brasil, tão logo tomou conhecimento da reportagem, iniciou auditoria interna para apuração das notícias divulgadas, cujo resultado será determinante para finalização da licitação. O Banco do Brasil não hesitará em adotar qualquer outro procedimento que julgar necessário.

III– De forma transparente, nesta quarta-feira (26), o Banco do Brasil dará publicidade a todas as propostas técnicas que foram apresentadas na licitação, junto com as respectivas notas atribuídas pela comissão responsável pela avaliação, o que possibilitará a verificação de todo o processo por qualquer interessado.

IV – Além disso, o Banco do Brasil está à disposição dos órgãos de Controle, tendo já contatado o TCU (Tribunal de Contas da União) a fim de prestar esclarecimentos que aquela Corte julgue necessários."

A reportagem do Clubeonline também questionou o Banco em relação a uma suposta suspensão da licitação. A empresa informou que a informação "não procede". "Acrescentamos que o Banco do Brasil condiciona a homologação final do processo licitatório ao encerramento da auditoria interna"completou a instituição financeira.

A Folha procurou a MultiSolution, que negou ao jornal que tenha recebido qualquer favorecimento.

Ao Clubeonline, a MultiSolution enviou o seguinte comunicado: "A Multi Solution é reconhecida por construir grandes cases no setor privado e está comemorando 20 anos de atividades em 2017. Cumprimos todas as exigências da licitação do Banco do Brasil e vencemos com trabalho sério e competente.  Esperamos agora ter a oportunidade de desenvolver projetos diferenciados e inovadores, como está em nosso DNA, também no setor público, com parte da conta do Banco do Brasil. Pedro Queirolo - CEO da Multi Solution".

A segunda colocada na etapa técnica foi a Z+, com 85,26 pontos, e a terceira, a Nova/SB, com 84,25 pontos. A conta anual de R$ 500 milhões atualmente é dividida entre Lew'Lara\TBWA e Master.

Leia matéria da Folha de S.Paulo na íntegra aqui.

Antes da abertura dos envelopes