Mercado

Aquisição

Grupo Publicis compra empresa de marketing de dados

abril
2019

O Grupo Publicis anunciou, neste domingo (14), a aquisição da Epsilon, empresa de marketing de dados da Alliance Data Systems, por US$ 4,4 bilhões.

A compra precisa ser autorizada pelos órgãos reguladores. A previsão para a conclusão do negócio é o terceiro trimestre deste ano.

Com a aquisição, a holding francesa deverá ter acesso ao bancos de dados da Epsilon, estimados em 250 milhões consumidores somente nos EUA.

"Nossos clientes estão enfrentando uma pressão cada vez maior com o aumento das expectativas dos consumidores, a incorporação de marcas direcionadas ao consumidor e novas regulamentações de dados. A única resposta é entregar experiências personalizadas em escala. Eles precisam se transformar para atender a esse novo imperativo de mercado", comenta Arthur Sadounchairman e CEO do Publicis Groupe.

No cenário atual, grandes grupos de publicidade, incluindo o Publicis e o WPP, enfrentam a concorrência de consultorias especializadas em transformação de negócios, como a Accenture. Ao mesmo tempo, gigantes da tecnologia, como Facebook e Google, ficam com a maior fatia do mercado publicitário digital.

Sediada no Texas, a Alliance Data anunciou em fevereiro que estava avaliando ofertas preliminares para venda da Epsilon. Além do interesse do Publicis, a empresa havia atraído propostas da Advent International e do Goldman Sachs Group.

Na semana passada, o grupo Interpublic fechou acordo para adquirir a Acxiom por US$ 2,3 bilhões (leia aqui).