arrow_backVoltar

Cannes Lions 2014

Sem brasileiros no S&S New Directors' Showcase. Mas com todos os links!

20.06.14


Assista abaixo aos 20 filmes selecionados pela edição de número 24 do Saatchi & Saatchi New Directors' Showcase. Eles foram apresentados na manhã desta quinta-feira, 19, durante o Cannes Lions 2014. Não há brasileiros na edição deste ano.



Desta vez, o público foi convidado a usar pulseiras que mediam reações físicas (como batimentos cardíacos) aos filmes exibidos. Os dados (que iam de total relaxamento a excitação) eram exibidos na lateral da tela dos comerciais, em gráficos produzidos em tempo real. 



"First Kiss", de Tatia Pilieva (Durable Goods)

O vídeo viralizou em março e depois revelou-se ação de marketing. Foi o primeiro a ser exibido no Palais. Na internet, conta com mais de 84 milhões de visualizações. Assista aqui.



"Not giving in", clipe de Josh Cole (Stink) para Rudimental

Ao som da banda inglesa, o diretor retrata a história de dois garotos de uma área pobre. Um deles escolhe o street dance para lidar com as dificuldades, enquanto o outro entra para o tráfico de drogas. Assista aqui



"Walking contest", de Vania Heymann (Prettybird)

Num monólogo em voice over, o curta em preto e branco mostra o protagonista, Daniel, discorrendo sobre como transforma o ato de andar na rua num concurso informal. Assista aqui.



"Like a Rolling Stone", de Vania Heymann (Prettybird) para Bob Dylan

A trilha é "Like a Rolling Stone" cantada por Bob Dylan, mas as imagens mostram cenas típicas da TV (programas de culinária, documentários do History Channel, noticiários). A diferença é que os apresentadores e personagens retratados estão cantando a música. Dylan aparece apenas na cena final. Assista aqui a uma versão interativa. 



"#dontretaliate", de Ed Morris (Rattling Stick) para ONG Cybersmile

Para chamar atenção para o combate ao cyberbulling, o diretor mostra uma adolescente alvo de xingamentos online - sempre acompanhada de uma forca. O final é impactante. Assista aqui.



"Box", de Tarik Abdel-Gawad (Bot & Dolly)

O filme experimenta diversos efeitos de pós-produção a partir da dinâmica entre duas caixas. Ao final, a frase "Não há tecnologia avançada que se diferencie de mágica". Assista aqui.



"Grab her", clipe de Emile Sornin (Division Paris) para Disclosure

Trata-se de uma mistura da série "The Office" com efeitos especiais que conferem a um chefe pouco admirável poderes de fazer tudo levitar. Inclusive no banheiro. Assista aqui.



"Rollin' wild", de Kyra & Constantin (Filmakademie Baden-Württemberg)

E se os animais selvagens fossem todos obesos? Assista a alguns trechos aqui e descubra como filhotes de pássaro, jacarés, leões e leopardos sofreriam, nessa animação da dupla alemã que mais fez a audiência rir.



"It's not porn", de Alberto Belli (Accomplice Media)

Em situações constrangedoras, pessoas descrevem animadamente cenas de sexo que remetem a filmes pornográficos. No final, os diferentes personagens revelam, na verdade, que conseguiram um papel na HBO - numa brincadeira com as detalhadas cenas de sexo das séries do canal. Assista aqui



"Back to me", clipe de Ian & Cooper (Prettybird) para Joel Compass

O filme, montado em ordem não-cronológica, retrata em preto e branco a experiência de uma criança com a morte. Elementos oníricos são marcantes. Assista aqui.



"Moving on", clipe de Ainslie Henderson para James

O clipe trata de forma delicada e emocionante sobre perda, morte e a fragilidade da vida. Tudo usando apenas lã amarela sobre fundo branco. Assista aqui.



"Icons", de Us (Academy Films) para The Sunday Times

Criado pela Grey Londres, o comercial reproduz diversas cenas célebres e ícones da cultura contemporânea num plano só, sem cortes. O comercial viralizou quando foi lançado, em fevereiro. Assista aqui



"Jack", clipe de The Sacred Egg (Riff Raff Films) para Breach

Em movimentos repetitivos marcados pela batida da música, personagens de cabelos fartos reproduzem a letra numa edição de imagens frenética. Assista aqui.



"Jonah", de Kibwe Tavares (Nexus)

Cenas urbanas de uma cidade africana ganham ares fantásticos graças à impecável e ágil pós-produção. Remete às cenas dos livros de Gabriel García Márquez. Assista ao curta completo aqui. No reel da S&S, figurava versão de pouco mais de um minuto.  



"Grotesque photobooth", de Donato Sansone (Milkyeyes)

Representações de figuras humanas desfiguradas aparecem dentro de uma máquina de fotos 3x4, num exercício criativo (e agitado) em 3D. Assista aqui.



"Hope", clipe de Truman & Cooper (Colonel Blimp) para Kid Wise

As descobertas de um grupo de adolescentes ganham ar frenético e, ao mesmo tempo, melancólico sob o ponto de vista de um garoto renegado pelos demais. Clipe sem final feliz. Assista aqui.



"Beans", de Alvise Avati (Cinesite VFX)

O filme brinca com feijões cozidos enlatados ao mostrar astronautas na Lua tentando fugir de um monstro assassino. O único que escapa acaba denunciado pelo som de seu pum. Assista aqui.



"Ghost of a smile", de Simon Bonde & Peder (Uitch Iscratch)

Um garoto deixado no carro pelo pai passa a descobrir os lugares ao redor e acaba achando-o num clube de luta clandestino. O momento em que o pai descobre o filho na audiência é ponto-chave para o desfecho da história. Assista aqui.



"A conference call in real life", de Tripp Crosby (Green Tricycle Studios)

O diretor transpõe para uma situação física os problemas relacionados a reuniões de trabalho virtuais, via conference call. Os problemas técnicos ganham representações físicas divertidas. Assista aqui. 


Cannes Lions 2014

/