Cannes Lions 2016

A trágica história de Madonna Badger e o projeto #WomenNotObjects

24.06.16

Madonna Badger, co-fundadora da Badger & Winters, com sede em New York, poderia ser só mais uma publicitária bem-sucedida. Tem no portfólio campanhas como as de Calvin Klein que fizeram sucesso na década de 90, com Kate Moss e Mark Wahlberg. Mas um trágico acidente mudou toda sua vida, inclusive sua carreira. No palco do Cannes Lions 2016, ela contou sobre o incêndio que destruiu sua casa em Connecticut, EUA, no Natal de 2011, resultando na morte de suas 3 filhas - uma de 9 anos e duas gêmeas, de 7 - e de seu pai e sua mãe, que também dormiam na residência. Ela foi salva por adormecer no andar de baixo, onde ficou embalando os presentes da família. Madonna falou de como sobreviveu à tragédia e a depressão que veio depois dela. E da motivação que encontrou para seguir a carreira como publicitária.  Por onde passa, Madonna Badger tenta convencer publicitários a pararem de usar mulheres como objetos nas campanhas. No início do ano, ela lançou o "We are #WomenNotObjects" , mesclando cenas de propagandas reais e um pouco de sarcasmo para mostrar como a mulher vem sendo exibida na comunicação dos últimos anos. O filme termina com um recado: “I'm your mother, sister, co-worker, manager, CEO. Don't talk to me that way".

Este movimento, encabeçado por Madonna, é uma forma de honrar a memória de suas três meninas. Também determinou o posicionamento estratégico da agência Badger & Winters, que divulgou, juntamente com a campanha, um compromisso público: “In 2016, Badger & Winters made a commitment to never objectify women in our work. #WomenNotObjects”.

Muita gente se emocionou com a apresentação de Madonna Badger, no Palais des Festivals. Resta saber quantos vão lembrar dela na hora de vender cerveja nas revistas e na televisão.

Leia também sobre posicionamento da Unilever sobre a mulher em suas campanhas (aqui).

Cannes Lions 2016