Cannes Lions 2017

ONU reúne anunciantes para acabar com estereótipos de gênero

21.06.17

Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres e secretária adjunta das Nações Unidas, está participando do Festival de Cannes para pedir à indústria que fortaleça seu compromisso com a igualdade de gênero e coletivamente elimine os estereótipos de gênero na publicidade.

A ideia é estimular a ação das empresas para que haja um retrato mais progressivo das mulheres na propaganda e reconhecer quais são os principais anunciantes que se mobilizam para a mudança.

"A publicidade global traz uma sofisticada ciência de influência, criatividade finamente aprimorada e grandes investimentos para moldar as escolhas de produtos e serviços pelo público. Um subproduto deste poderoso processo tem sido a modelagem ou reforço de estereótipos negativos de mulheres e homens. Essas imagens persistentes alimentam as normas culturais e constituem em uma barreira séria para a igualdade de gênero. Precisamos reconhecê-las e mudá-las", defende Phumzile. "Convido os líderes da indústria a refletir criticamente sobre o papel que desempenham nisso, examinar seus portfólios com isso especificamente em vista, coletivamente estabelecer métricas e, juntos, impulsionar a mudança", acrescentou, sinalizando o papel central das empresas e seus líderes na responsabilidade de formação das sociedades modernas.

Com o apoio inicial de empresas como a Unilever, P&G, WPP, Johnson & Johnson e AT&T, e o compromisso de envolvimento de dezenas de líderes do mercado, a ONU Mulheres está incentivando ações coletivas para acelerar a mudança e ampliar as iniciativas individuais para um verdadeiro movimento transformador para a indústria, com o objetivo de alterar as percepções na publicidade e impulsionar a mudança cultural.

Um relatório do Instituto Global McKinsey de 2016, sobre a paridade de gênero, revelou que uma participação igual das mulheres no mercado de trabalho global poderia aumentar o PIB global em até US$ 28 trilhões por ano. Segundo a ONU Mulheres, apesar disso, os esforços para realizar essas mudanças ainda são limitados e com recursos insuficientes.

As iniciativas colaborativas lideradas pela ONU Mulheres a serem anunciadas em Cannes incluem a convocação das principais empresas que investem em publicidade para o primeiro encontro da Unstereotype Alliance - juntamente com a Unilever, e que será realizado nesta quinta-feira (22), em Cannes - com o objetivo de eliminar estereótipos na publicidade, globalmente, bem como anunciar o primeiro Tracking Study on Gender Equality Attitudes, a ser conduzido pela ONU Mulheres com o apoio do Grupo WPP e patrocinado pela P&G, AT&T, Johnson & Johnson e Unilever e uma lista de outras empresas.

"Precisamos reunir dados firmes sobre as atitudes em relação à igualdade de gênero dentro da indústria", observa Phumzile. "Esta evidência irá alimentar a vontade política e os músculos financeiros para a mudança. O estudo fornecerá os insights necessários para informar sobre a necessidade de ações corretivas, por exemplo, por meio de políticas e educação, mas também por ajustes na representação de mulheres e homens na própria propaganda. É aqui que a Aliança entra, de modo que os resultados da pesquisa possam reforçar e motivar esforços adicionais da indústria".

Abaixo, a lista completa dos players do mercado que irão se reunir no primeiro encontro da Unstereotype Alliance, nesta quinta-feira (22):

• Alliance for Family Entertainment, Chairman, Stephen Quinn
• Alibaba, CMO, Chris Tung
• AT&T, Chief Brand Officer, Fiona Carter
• Cannes Lions, CEO, Philip Thomas
• Diageo, CMO, Syl Saller
• Facebook, VP of Global Marketing Solutions, Carolyn Everson
• Geena Davis Institute on Gender in Media, CEO, Madeline Di Nonno
• Google, President, EMEA Business & Operations, Matt Brittin
• IPG, CEO & Chairman, Michael Roth
• Johnson & Johnson, Global CMO, Alison Lewis
• Mars, CMO, Andrew Clarke