Cannes Lions 2018

Uma tradição criada: GP para o Brasil em Print

19.06.18

O Brasil obteve, pela terceira vez em sua história, o Grand Prix de Print – ou Press, como a tradicional categoria já foi chamada no passado. O reconhecimento desta vez foi para Tagwords, da Africa para a Budweiser, conforme antecipado pelo Clubeonline (leia aqui).

Assim, a ação se junta ao primeiro GP brasileiro em Cannes: a peça do Guaraná Antarctica Diet, da DM9, em 1993. O outro Grand Prix que o Brasil conquistou em Print, foi a campanha da AlmapBBDO para Billboard composta pelas peças “Bono”, “Eminem”, “Amy”, “Britney” e “Marilyn” (relembre aqui).

Criada inicialmente para premiar os melhores trabalhos de mídia impressa da publicidade mundial, a categoria passou por algumas evoluções em sua trajetória. Houve um período em que Print & Outdoor estavam juntos (hoje são competições distintas) e desde 2016 a área foi rebatizada como Print & Publishing, permitindo a entrada de publicações, como livros e mesmo produtos digitais.

A integração foi um elemento que contou em favor do GP deste ano, que foi atribuído a Tagwords dentro da subcategoria Innovative Use of Print, que premia peças que incluem aplicações para baixar, QR codes, realidade aumentada e NFC. De acordo com o jurado Rodolfo Sampaio, sócio da Moma Propaganda, o fato de a campanha levar o usuário a fazer search no Google para encontrar os artistas mostrou como a ação integra meios. “É um trabalho muito bem arquitetado e desde o começo o júri gostou dele”, afirmou.

Outro case que chegou a ser cotado para o GP foi KFC ‘FCK’, da Mother de Londres para o KFC. E também chamou atenção a peça Shuttle, de uma campanha da KFC de Hong Kong feita pela Ogilvy local. Mas no final prevaleceu foi a conexão de uma mídia com outra proporcionada por Tagwords. “Foi decisão unânime”, disse Sampaio.

Algumas peças de Tagwords – Monterey e Slide – faturaram Ouro na subcategoria Print. Na análise de Sampaio, houve poucas inscrições de campanhas brasileiras em Print. Em termos percentuais, o desempenho do país, com 1 Ouro e 8 Bronzes, além do GP, foi positivo (leia mais aqui).

#ClubeLivre

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2018