arrow_backVoltar

Cocriação com ‘influenciadores’

Santander apresenta Superdigital

09.05.17

O Grupo Santander apresenta nesta terça-feira (09) a fintech Superdigital, empresa que promete "transformar a maneira como o dinheiro transita entre pessoas, empresas e estabelecimentos comerciais".

Por meio de um aplicativo, é possível transferir recursos para outros usuários. A proposta é oferecer uma solução sem burocracia para as trocas financeiras, inclusive em outras moedas. "É a nova versão do seu dinheiro”, defende Ezequiel Archipretre, CEO da Superdigital.

O projeto foi desenvolvido por cinco meses, em regime de cocriação com dez "influenciadores" digitais brasileiros – entre YouTubers, blogueiros, jornalistas de tecnologia e heavy users digitais.

Para participar das atividades de cocriação, cada influenciador recebeu um telefone, com o app Superdigital, para testar a usabilidade e discutir as funcionalidades.

O desenvolvimento do projeto seguiu a metodologia do Hackerspace3, divisão de inovação da Agência3, que mistura conceitos do “Disciplined Entrepeneurship – 24 Steps to a Sucessful Startup”, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e do Human-Centered Design, da Ideo.

A primeira etapa, em outubro, foi a realização de exercícios criativos com a equipe de projeto, a fim de estudar o posicionamento social do produto. Em novembro, iniciou-se o projeto colaborativo.

Após a implantação das melhorias, o Hackerspace3 promoveu um novo encontro com os "influenciadores", em fevereiro. Após o bate papo, venceu a linha criativa "Não adianta” para a campanha, que traz em sua defesa o argumento que “seja de plástico ou de papel, o dinheiro, como conhecemos, ficou com os dias contados”. Confira um dos filmes, abaixo.

 

Cocriação com ‘influenciadores’

/