arrow_backVoltar

Comic Con Experience

Com heróis de todos os tempos, CCXP prepara jornada épica

24.11.16

Um comercial na Globo, um curta no YouTube. É assim que a Comic Con Experience ou CCXP promove na mídia a terceira – e maior – edição de sua conferência. Realizado entre os dias 1º e 4 de dezembro, o evento de cultura geek, organizado pelo Omelete Group, Chiaroscuro Studios e Piziitoys, se assemelha às comic cons que acontecem em países como EUA, trazendo painéis, sessões e oportunidades de compra e negócios em um único ambiente – no caso, o São Paulo Expo. Essa é a terceira maior conferência do mundo que reúne fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, TV (principalmente séries), games, animes, RPG, ficção científica e colecionáveis. Está atrás apenas das famosas comic cons de San Diego e Nova York.

Mas isso em público. Porque em tamanho, a edição brasileira é maior do que esses dois eventos, com uma área de 100 mil metros quadrados comparada aos 57 mil metros quadrados de San Diego e aos 78 mil de Nova York. Um dos auditórios, o Cinemark, tem mais de três mil lugares.  São esperados 180 mil visitantes, no total. Por esses e outros motivos, os organizadores estão cravando a mensagem “Vai ser épico” em toda sua estratégia de comunicação (o tema já vinha sendo usado nas outras edições). Nesta semana, estreou na TV aberta (com inserções em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Brasília) e na web a campanha “Sociedade dos Heróis Esquecidos”, filme com três versões (30 segundos, 1 minuto e um curta de 4’53) que questiona “onde estão os heróis da época em que tínhamos meia dúzia de canais na TV para nos entreter”.

Os heróis esquecidos são Michel Serdan, lutador de “lucha libre” no programa Gigantes do Ringue, da década de 1980; Andreia Sorvetão, a “Xiquita” do primeiro grupo de paquitas da Xuxa; e Dengue, assistente de palco também da Xuxa. No filme, criado pela InHouse CCXP e com produção da Stink, essas pessoas estão passando por dificuldades até que se juntam para conseguir novamente um espaço na mídia. Segundo a campanha, “mesmo na era dos YouTubers e da internet, os heróis esquecidos conseguem um lugar de destaque e terão um painel na CCXP 2016”. Os heróis esquecidos ouvem, de um velho som, a voz de Renato Aragão, chamando para o evento e repetindo o slogan “Vai ser épico” – o comediante será homenageado pela CCXP logo no primeiro dia. A campanha, de fato, se desdobra para um debate ao vivo com os personagens e com a participação do YouTuber Felipe Castanhari, do canal Nostalgia (veja o vídeo com o micro documentário mais abaixo).

Dentre as atrações da CCXP 2016 estão outros “heróis”, de tempos atuais e do passado. Devem disputar atenção do público, por exemplo, as 12 armaduras de ouro de Os Cavaleiros do Zodíaco, que são gigantes e demandaram um esforço especial para tê-las em São Paulo. Afinal, o anime completa 30 anos em 2016 e promete arrastar uma multidão de fãs para tirar uma selfie com a armadura do personagem favorito. Também estarão na conferência o artista Frank Miller (O Cavaleiro das Trevas), os atores Vin Diesel (xXx: Reativado) e Neil Patrick Harris (Desventuras em Série), as atrizes Natalie Dormer (Game of Thrones e Jogos Vorazes) Milla Jovovich (Resident Evil) e Evanna Lynch, que fez o papel de Luna Lovegood na franquia Harry Potter. Por sinal, o universo potteriano terá mais espaço porque a conferência terá uma loja Mundo Mágico de Harry Potter, cuja mitologia se reacende estes dias com a exibição nos cinemas do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, com roteiro original de J.K. Rowling (leia mais sobre a milionária produção da Warner Bros aqui).

A lista de convidados pode ser conferida aqui.

Para os organizadores, a CCXP é diferente das demais conferências por oferecer experiências. Em Nova York e San Diego, há estandes para vendas, mas não é mais do que isso, na prática. Em São Paulo, há ações feitas pelos expositores, concursos, espaços para relacionamento, e uma feira de negócios. “Na primeira edição, tivemos um trabalho enorme para convencer os expositores sobre a proposta. Era preciso entender que não se trata de um evento com um monte de fãs, e sim de um mercado”, explica Ivan Costa, sócio da Chiaroscuro. Ele completa: “o evento é uma Disneylândia que dura quatro dias”.

Hoje, a CCXP faz consultoria para uma parte desses expositores. Isso porque o mercado tem uma dinâmica própria. “O público de comic com percebe de longe o que é ruim”, afirma Costa. Imagine, por exemplo, um estande com uma mulher tentando fazer cosplay sem conhecer o básico do personagem que interpreta e sem que a roupa esteja à altura do desenho original.

Há, claro, atrações ligadas à criatividade e ao mercado de comunicação mais diretamente. Entre elas, estão Rafael Grampá  (quadrinista brasileiro), Danilo Beyruth (publicitário, ilustrador e quadrinista brasileiro) e Ryan Penagos (vice-presidente e editor executivo da Marvel Digital Media.

No evento paralelo para empreendedores e para profissionais do mercado de entretenimento, a CCXP Unlock, que acontece entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, há uma programação especial. Lá, estão nomes como Eco Moliterno (Africa), Hugo Rodrigues (Publicis), Fátima Pissara (Vevo), Marcos Bandeira de Mello (Warner Bros) e Sérgio Valente (Rede Globo).

Seja com a feira de negócios ou com as lojas da conferência, os painéis e as sessões de autógrafos, a CCXP e sua temática mostram que o setor de entretenimento vive anos de transformação positiva. Um dos pilares dessa expansão é o fortalecimento do cinema de quadrinhos – e os estúdios de cinema estarão na conferência falando de seus esforços nesse sentido. Há também o crescimento milionário do segmento de games, que atinge os mais variados perfis de público. “A máquina da cultura pop rompeu a barreira do nicho”, avalia Costa. Tanto é que verdade que em 2017 a organização fará uma edição no Recife. A CCXP Tour Nordeste será entre os dias 13 e 16 de abril.

Por Lena Castellón

 

Confira a ficha técnica da campanha

Titulo: A Sociedade dos Heróis Esquecidos

Versões: 30” 60” e 4’53”

Criação: Roberto Fabri, Ana Mangeon

Gerente de Projetos: Carol Marques, Bia Bonatto, André Gayoso

Motion: Jorge Jr.

Produtora: Stink

Diretor: Douglas Bernardt

Diretor de Fotografia: Lucas Daolio de Oliveira

Diretor de Arte: Ana Henriques

Produtora de Áudio: Satélite Audio

Aprovação: Pierre Mantovani, Renato Fabri, Renan Pizii, Érico Borgo, Marcelo Forlani, Otávio Juliato e Ivan Costa

Comic Con Experience

/