Da ABA para o mercado (sobre 'suprimentos' de marketing)

20.04.06

Posição ABA

Os anunciantes e os processos
de compra de suprimentos de marketing

Em vista de recentes manifestações a respeito da legalidade, validade e ética dos processos de compra de suprimentos de marketing por parte das empresas anunciantes, a ABA quer esclarecer alguns pontos relevantes sobre a questão:

 A existência de processos, sistemas e áreas especializadas em compra de suprimentos pelas empresas é prática empresarial essencial para manter a competitividade das organizações, uma obrigação da gestão das companhias para com seus acionistas e um mecanismo importante de redução do preço de produtos e serviços ao consumidor final.

 Tais processos de compra são bastante diversificados e conhecidos por uma variedade de denominações, como procurement, searching, mesa de compras, pregões e outros mais – mas todos se encaixam na obrigação das organizações em adquirir qualidade crescente por preço decrescente.

 Apesar de suas peculiaridades, a área de marketing deve ser considerada como todas as demais para efeitos dos mecanismos de compra de suprimentos e um esforço gradativo de ajuste dos processos utilizados está na pauta de diversas organizações, que se deram conta do grande potencial de melhoria na aquisição de produtos, serviços, conhecimento e tecnologia aplicável às atividades mercadológicas.

 Tais procedimentos mais contemporâneos e eficientes de compra de suprimentos de marketing são perfeitamente legais, válidos e éticos – desde que respeitadas as peculiaridades de cada item, as determinações legais aplicáveis a cada caso e o objetivo maior de contratar a melhor alternativa técnica pelo preço mais conveniente para a empresa cliente.

A ABA informa também que, devido à crescente importância e complexidade da compra de suprimentos de marketing, seu novo Comitê de Gestão Financeira de Marketing já listou entre suas prioridades a análise dessa questão, visando consolidar o conhecimento e as melhores práticas existentes no Brasil e exterior e oferecer, nos próximos meses, um documento referencial a suas associadas e ao mercado em geral.

São Paulo, 18 de abril de 2006

ABA - Associação Brasileira de Anunciantes